Mais negociações salariais repõem inflação no 1º semestre

Balanço do Dieese mostra efeito reduzido da crise global nas negociações

São Paulo- Mais reajustes salariais conseguiram igualar ou superar a inflação no Brasil no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2008, segundo balanço do Dieese que mostrou um efeito reduzido da crise global sobre as negociações.

O percentual de negociações com reajustes iguais ou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou próximo de 93% entre janeiro e junho de 2009, frente a 87% um ano antes, informou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Dos três setores de atividade analisados, a indústria foi o destaque negativo, com uma queda significativa no percentual de aumentos reais. Os reajustes inferiores ao INPC no segmento aumentaram para 9% neste ano, ante 6 por cento em 2008, enquanto a fatia igual ou acima da inflação caiu para 90,9% em 2009, frente a 93,9% em 2008.

Ainda assim, a porcentagem de aumentos reais na indústria foi a maior entre os setores pesquisados.

O setor de serviços apresentou a maior mudança no quadro de reajustes com 72% das negociações conseguindo reajustes reais, ante 60% no primeiro semestre de 2008.

“Contudo, tanto em 2008 quanto em 2009, a proporção de reajustes com incorporação de aumento real nos serviços é inferior à verificada no quadro geral e nos dos demais setores considerados”, informou o Dieese.

No comércio, houve apenas um registro de reposição salarial abaixo da inflação dos 31 contabilizados por sindicatos.

Fonte: Reuters


Leia também

Últimas notícias