Bancários discutem pauta de campanha salarial

De sexta a domingo, na 11ª edição da conferência nacional da categoria, em São Paulo (SP), 640 delegados estabelecem reivindicações e linhas de ação

Assim como em 2008, Conferência Nacional dos Bancários parte de consulta aos trabalhadores para definir reivindicações (Foto: Divulgação Contraf-CUT)

Começa nesta sexta-feira (17), em São Paulo, a 11ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo (SP). O encontro reúne 640 delegados eleitos nas etapas regionais e 60 observadores inscritos. Os debates ocorrem até domingo (19) para definir as reivindicações relacionadas à remuneração, participação nos lucros e resultados e de condições de trabalho para a Campanha Salarial 2009.

A data-base dos bancários é 1º de setembro e as negociações começam em agosto. Há 17 anos, a categoria garantiu uma Convenção Coletiva de Trabalho nacional. Os pontos reivindicados em negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foram listados a partir de consultas aos trabalhadores em todo o país.

“A Conferência Nacional é um momento importante de discussão e de deliberações por parte da categoria, coroando um processo democrático de participação dos bancários, que passou pelas consultas, por assembleias em sindicatos e pelas conferências regionais”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional.

“Neste domingo, saberemos o índice de reajuste que iremos buscar e todos os demais itens que vamos arrancar dos banqueiros em mais um ano de muita luta”, promete Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “O cenário de crise, fusão de empresas e inflação baixa, em que os bancos estão nadando de braçada, tornará nossa campanha bastante difícil. Mas já são cinco anos em que com muita mobilização arrancamos aumento real de salário e sempre uma nova conquista. Não será diferente em 2009”, completa Marcolino.

O ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, e Sérgio Mendonça, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), debatem a conjuntura política e econômica. Quatro encontros temáticos sobre saúde e condições de trabalho, emprego e remuneração, segurança bancária e previdência complementar definem os pontos demandados em cada uma dessas áreas.

Confira a programação:

11ª Conferência Nacional dos Bancários

Dia 17

9h às 17h:
– Encontro Nacional sobre Saúde e Condições de Trabalho
– Encontro Nacional sobre Emprego e Remuneração
– Encontro Nacional sobre Segurança Bancária
– Encontro Nacional sobre Previdência Complementar

18h às 19h30h – Jantar

20h – Abertura solene da Conferência

Dia 18

9h às 12h
– Debate sobre conjuntura política com o ministro Luiz Dulci
– Debate sobre conjuntura econômica com o diretor do Dieese Sérgio Mendonça
– Aprovação do Regimento Interno da 11ª Conferência

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 16h – Plenária geral
– Apresentação do resultado do Mapa da Diversidade – Cida Bento (CEERT)
– Apresentação da pesquisa nacional da campanha encomendada pelo Comando Nacional dos Bancários.

16h às 18h – Plenária geral
– Encaminhamentos dos Encontros Temáticos

Dia 19

9h às 13h – Plenária geral
– Continuação dos encaminhamentos dos Encontros Temáticos
– Estratégia Campanha Salarial 2009
– Eixos da campanha
– Plano de lutas/calendário
– Mobilização
– Aprovação geral da pauta de reivindicações
– Eleição do Comando Nacional dos Bancários
– Debate e votação de moções
– Encerramento 

Com informações da Contraf-CUT e Bancários de São Paulo