5º Encontro Nacional de Comunicação da CUT define diretrizes para a conferência nacional do setor

Debates se concentraram sobre democratização da comunicação. Dirigentes apontam amadurecimento do debate dentro da central

Encontro debateu (Foto: Roberto Parizotti/CUT)

O 5º Encontro Nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) terminou na sexta-feira (17) com a elaboração de várias propostas que vão nortear as ações da entidade na área de comunicação nos próximos anos.

Durante três dias, cerca de 100 delegados de vários sindicatos do país discutiram alternativas para aprimorar o fluxo de informações dentro da entidade e contribuir para o fortalecimento da luta dos trabalhadores brasileiros.

O encontro também serviu para ratificar as propostas que a central sindical apresentará na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro.

Para Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia, o país passa por um importante momento de reflexão sobre o acesso democrático à mídia. “A eleição do presidente Lula mostra que ninguém mais é enganado com facilidade. Esse advento dos sindicatos serem contemplados com canais de TV é ótimo porque vai abrir a diversidade. É preciso que cada vez mais os setores dos movimentos sociais ocupem espaço na mídia”, afirma Goffman.

Ao final do 5º Encontro Nacional de Comunicação da CUT a secretária de comunicação da entidade, Rosane Bertotti, ressalta que a central mostrou mais uma vez ser vanguarda das discussões relevantes do país. “O encontro demonstra a capacidade e amadurecimento dos militantes que atuam na CUT. Agora um dos grandes desafios é implementar as propostas defendidas nesse encontro, tanto em relação ao plano de comunicação da CUT, como na disputa e organização da Conferência Nacional de Comunicação”, explica Bertotti.