Servidores do INSS buscam encontro com ministro do STJ

No terceiro dia de greve, paralisação atingiu mais um estado, totalizando 17 mais o Distrito Federal. Segundo sindicato, Justiça concedeu liminar sem ouvir os trabalhadores

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atinge agências em 17 Estados e no Distrito Federal e chega ao terceiro dia. A informação é da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Os trabalhadores mantém o movimento mesmo depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar ao INSS determinando a suspensão do movimento.

Segundo Edna Theodoro, diretora da Fenasps e membro do comando de greve, a entidade tenta conseguir audiência com o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, que concedeu liminar requerida pelo INSS para suspender a greve dos servidores antes mesmo que ela começasse. A diretora da Federação informa que a intenção é conversar com o ministro antes de entrar com um recurso, porque Og Fernandes concedeu a liminar antes de ouvir os trabalhadores, que exercem o direito de greve.

No estado de São Paulo, ao menos 55 agências estão com as atividades suspensas por tempo indeterminado, de acordo com balanço desta quinta-feira (17) do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no estado. Segundo a entidade, 28 agências aderiram à greve na capital paulista e na Grande São Paulo e outras 27 iniciaram a paralisação no interior.

As duas principais reivindicações da categoria são a manutenção da jornada de trabalho de 30 horas, sem redução salarial, e a incorporação da gratificação aos salários. O Ministério da Previdência pretende aumentar a jornada para 40 horas e reduzir os salários em 25% dos servidores que optarem pelo período de trabalho de 30 horas.

O sindicato recomenda aos segurados com atendimento agendado que entrem em contato pelo telefone 135 antes de sair de casa. Informações sobre o atendimento nas agências também podem ser conseguidas pelo telefone (11) 3352.4344, do Sinicato dos Trabalhadores em Previdência e Saúde do Estado.

Nesta sexta-feira (18) as entidades estaduais de servidores fazem assembléias regionais de avaliação do movimento. O resultado será encaminhado para um plenária nacional, em Brasília.