Reajuste igual ao do salário mínimo para aposentados deve ser votado até dia 1º

Aposentados acampam em Brasília e conseguem garantia de que Projeto de Lei 01/2007 seja colocado na pauta

Trabalhadores aposentados acampam na Esplanada dos Ministérios e obtém garantia do presidente da Câmara de que projeto que concede reajuste único no mesmo patamar do salário mínimo será votado na próxima semana. A afirmação foi feita pelo deputado Michel Temer (PMDB-SP) durante reunião com uma comissão de trabalhadores aposentados na noite de terça-feira (23).

Segundo Antônio Santo Graffi, diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Temer assumiu novamente o compromisso público de colocar na pauta de votações Projeto de Lei 01/2007. “Ele se comprometeu de negociar com os líderes até terça-feira. Se até terça-feira não houver um consenso de liderança, ele, como presidente da Casa, tem autonomia e colocará na pauta o PL 01/2007. Para retirar de pauta, só se o plenário autorizar”.

Por isso, ele avalia que o mais provável é que realmente nesta quarta-feira (1º/07). Graffi informou que em seguida ao encontro o acampamento foi suspenso, mas que a categoria continua mobilizada. “Estamos mobilizando os aposentados para que mandem e-mails no site da Câmara Federal e também para os deputados, para que exista uma mobilização nacional para que se faça justiça com os aposentados que ganham acima do salário mínimo”, conta.

Segundo ele, em 2009, o aumento de 12% no salário mínimo contra 5% para os demais aposentados fez com que 350 mil aposentados deixaram de ganhar acima do salário mínimo. 

As entidades de defesa dos trabalhadores aposentados e pensionistas voltam novamente ao Congresso a partir da próxima segunda feira para um corpo a corpo com os parlamentares.