Negociações nas universidades recomeçam na segunda

Depois de decidir interromper as conversas no fim de maio, reitoria da USP aceita retomar debate

Está marcado para a próxima segunda-feira (22) o reinício das negociações entre professores, funcionários e estudantes e os reitores das três universidades estauduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp.

Um encontro realizado na terça-feira (16) serviu de base para definir como se dariam as conversas. Um dos pontos de discórdia diz respeito à presença da polícia militar na cidade universitária.

Segundo representantes que participaram da reunião, a reitora Suely Vilela reiterou que a Polícia Militar (PM) continuará no local até que não haja mais piquetes. Nesta sexta-feira (19) deve haver uma reunião técnica com os reitores.

O presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp), Otaviano Helene, explica que, entre os itens da pauta da reunião questões como a situação orçamentária das universidades e o motivo do aumento das despesas com folha de pagamentos em percentuais superiores ao de reajuste salarial. Políticas de permanência dos estudantes como subsídio a alimentação também devem ser debatidas.

Em comunicado, o conselho dos reitores afirma que está “comprometido com a manutenção do diálogo e com a convivência democrática”. Também na terça-feira, um grupo de cerca de cem estudantes fechou o chamado “bandejão”, da Faculdade de Química da USP. O restaurante era o único em funcionamento dos quatro existentes na universidade, por contar com funcionários terceirizados.

Leia também

Últimas notícias