14 suspeitos de tráfico de trabalhadores são presos

Grupo trazia para o Brasil chineses que eram mantidos em condição de escravidão

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (22) 14 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada na introdução de trabalhadores chineses ilegais no Brasil. Em São Paulo, 40 imigrantes que estavam em dois prédios na região central foram levados para a Superintendência da Polícia Federal para que os documentos fossem vistoriados.

As investigações começaram no ano passado com prisões em flagrante realizadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia. A partir da detenção de chineses que tinham passaportes com carimbos de visto de entrada falsificados, os policiais descobriram que os imigrantes entravam no país pela região. Para chegar até o Brasil, muitos passavam por Holanda, Equador, Peru e Bolívia.

Com promessas de trabalho, o líder do grupo, Zhu Ming, atraía os compatriotas, que ao chegar eram mantidos como escravos. Durante as ações de busca e apreensão, a Polícia Federal encontrou mais de R$ 200 mil em dinheiro, instrumentos para a falsificação de passaportes e notificações originais para a saída de chineses do Brasil.

Agora, os membros da quadrilha responderão por formação de quadrilha e por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. As penas podem chegar a 11 anos.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também

Últimas notícias