Serra vê disputa nacional nas eleições de São Paulo

Em carta, candidato derrotado à Presidência em 2010 diz que entra na disputa municipal para se opor ao PT

Serra afirmou que entra na disputa atendendo aos pedidos de aliados e após avaliar o quadro político (Foto: Valter Campanato. Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O ex-governador José Serra oficializou hoje (28) a intenção de ser o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Em carta entregue ao diretório municipal tucano, ele manifesta que vai participar das prévias na cidade, na qual se travará um capítulo importante para o futuro do país. “Uma disputa entre duas visões distintas de Brasil, duas visões distintas de administração dos bens coletivos”, defende. 

No documento, Serra mantém a abordagem nacional a que, como enfatiza, vem se dedicando desde que perdeu a disputa pela Presidência da República para Dilma Rousseff, mas justifica a mudança com base nos apelos que recebeu de aliados políticos, com citação específica ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e ao prefeito Gilberto Kassab (PSD), seu sucessor. “Refleti intensamente sobre a situação do país, os dissabores que o processo democrático tem enfrentado diante do avanço da hegemonia de uma força política, o peso e a importância de São Paulo”, afirmou o ex-governador, fazendo eco aos argumentos difundidos nas últimas semanas quanto ao peso do PT. Setores da oposição têm defendido que uma vitória na capital paulista é o caminho percorrido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os petistas consigam derrotar o PSDB na disputa estadual em 2014. 

Serra terá de disputar a consulta aos filiados ao lado do deputado federal Ricardo Tripoli e do secretário estadual de Energia, José Aníbal. Com uma hora e meia de atraso, o ex-governador chegou ao diretório municipal, fez uma rápida leitura da carta e teve uma conversa breve com os jornalistas. “Vim entregar uma carta pedindo a minha inclusão nas prévias. Vim demonstrar a disposição de me candidatar pelo PSDB”, afirmou. “São Paulo é a mais brasileira das cidades”, completou o candidato derrotado à Presidência da República em 2010.

O presidente estadual da sigla, Pedro Tobias, deu tom elogioso à entrada de Serra no processo de consulta aos filiados, marcado para o próximo domingo (4). “Isso mostra a democracia e a força da militância do PSDB. Damos apoio total para a entrada de Serra, o homem mais preparado para qualquer cargo no país”, disse.