Serra anuncia presença em prévias do PSDB

São Paulo – O ex-governador de São Paulo José Serra confirmou nesta segunda-feira (27) a intenção de entrar na disputa pela prefeitura de São Paulo. A afirmação foi feita via […]

São Paulo – O ex-governador de São Paulo José Serra confirmou nesta segunda-feira (27) a intenção de entrar na disputa pela prefeitura de São Paulo. A afirmação foi feita via Twitter, junto com a afirmação de que o pré-candidato pretende participar das prévias de seu partido, no próximo domingo, 5 de março. 

“Hoje comunicarei por escrito à direção do PSDB de São Paulo minha disposição de disputar a prefeitura de SP”, postou Serra, pela manhã. “Sempre fui favorável às prévias para a escolha do candidato a prefeito do PSDB. E delas pretendo agora participar”, prosseguiu.

Durante o final de semana, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já haviam adiantado a decisão de Serra. Dos quatro pré-candidatos tucanos inscritos para a disputa, Bruno Covas e Andrea Matarazzo já anunciaram suas desistências em favor do ex-governador.

A desistência de Matarazzo, integrante do grupo político, já era prevista. Bruno Covas, mais próximo a Alckmin, justificou a decisão pela imprensa  “Acho que o ex-governador José Serra representa uma possibilidade real de vitória e de fazer frente a um projeto de poder que está aí colocado.”

Os outros dois pré-candidatos tucanos – Ricardo Tripoli e José Anibal – não pretendem desistir da disputa interna. “Representando filiados e militantes que nos apoiam, continuaremos nas Prévias”, disse Tripoli. “As prévias e a grande mobilização em curso estão fortalecendo o PSDB”, defendeu Anibal.

Aliados

Tudo indica que com a candidatura de Serra confirmada, o PSD de Kassab deverá ser o principal partido da composição, que também deverá contar com o PV. Apesar da escolha natural já sinalizada pelo prefeito paulistano, lideranças do PSDB paulista ainda desconfiam da aliança com seu partido, devido às conversas que Kassab vinha mantendo com o PT.

Setores tucanos avaliam que a aproximação visa à consolidação de um projeto nacional do PSD, o que poderia incluir a vitória de Fernando Haddad em São Paulo.

A entrada de Serra afastaria o PSB e o PCdoB – ambos hoje integrantes da base de apoio ao prefeito Kassab. Os dois partidos tendem a engrossar a aliança do PT, proporcionando assim um tempo maior de televisão ao partido – embora o PCdoB ainda mantenha a candidatura própria, com Netinho de Paula.

Em relação às prévias do PSDB, Serra já entra com o carro andando. Não participou de nenhum dos três debates já realizados pelo partido nem confirmou sua presença no encontro previsto para esta segunda, às 19h.

 

Leia também

Últimas notícias