Major Olímpio aponta entidade que denunciou esquema de emendas na Assembleia Legislativa de São Paulo

Presidenta do Centro Educacional Cultural Santa Terezinha teria contado ao deputado como agem os parlamentares

O deputado assegurou que Terezinha possuía bom relacionamento com membros do governo paulista e com deputados da base (Foto: Divulgação/ Site pessoal)

São Paulo – O deputado estadual Major Olímpio (PDT) denunciou nesta quinta-feira (20) aos integrantes do Conselho de Ética que a presidenta do Centro Educacional Cultural Santa Terezinha, Tereza Barbosa, da zona sul da capital, contou a ele que alguns deputados da Assembleia Legislativa só indicavam verbas de emendas para a sua entidade caso recebessem parte dos recursos para destinar a outras organizações não regularizadas, muitas vezes ligadas ao próprio deputado.

“Dona Terezinha me relatou um fato, dizendo que alguns parlamentares obtinham retorno financeiro através das emendas, dizendo: ´eu ajudo a sua entidade, mas também tenho uma ou umas entidades, que ainda não estão regularizadas e que também carecem de ajuda´”, contou o deputado. Tereza Barbosa não foi encontrada. Na ONG informaram que ele está viajando e volta na próxima terça-feira. 

A polêmica surgiu durante uma entrevista na internet do também deputado Roque Barbiere (PTB), afirmando que 25% a 30% dos deputados “vendem” a cota de emendas a que têm direito todos os anos em troca de parte dos recursos. Covas, em entrevista a um jornal, endossou o colega e sugeriu ter ouvido rumores a respeito, citando até um exemplo onde um prefeito de uma cidade havia oferecido-lhe 10% de uma emenda no valor de R$ 50 mil indicado pelo parlamentar.

Mesmo afirmando não ter conhecimento do nome dos deputados que propunham o esquema com a entidade, Major Olímpio assegurou que Terezinha possuía bom relacionamento com membros do governo paulista e com deputados da base. Ele propôs para o conselho convidar Terezinha a se pronunciar a respeito. A sugestão foi vista com bons olhos pela oposição. “Estamos falando de uma pessoa que ensina os deputados como se faz para ganhar emendas, que tem livre trânsito na Alesp e na Casa Civil”, disse o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), integrante do conselho.

Alguns deputados da base governista foram contrários ao convite, alegando que as investigações devem prosseguir no Ministério Público. O deputado Campos Machado (PTB) sugeriu até mesmo o fim dos trabalhos no Conselho de Ética, dizendo que não há irregularidades no processo. “Por que transparência no processo de emendas se não há nenhuma irregularidade?” questionou.


Leia também

Últimas notícias