PT cria limitação a ‘político profissional’

Brasília – O 4ª Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou a limitação de três mandatos para deputados federais e dois mandatos para senadores da legenda. A medida vale a partir […]

Brasília – O 4ª Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou a limitação de três mandatos para deputados federais e dois mandatos para senadores da legenda. A medida vale a partir de 2014, não sendo retroativa. Assim, deputados eleitos pelo PT a partir das próximas eleições só poderão se reeleger duas vezes, e senadores, uma vez. “Estamos dando um exemplo para a sociedade de como pode ser mudado o sistema político brasileiro, de forma a garantir uma maior renovação de nosso sistema político”, afirmou o presidente do PT, Rui Falcão.

O debate sobre a proposta foi acalorado, com parlamentares experientes criticando a medida, sob o argumento de que o partido estaria abrindo mão de lideranças com acúmulo de votos. O presidente do PT, ele mesmo deputado estadual em seu quarto mandato, não concorda. “Estamos criando um mecanismo para evitar o chamado ‘político profissional'”.

Leia também

Últimas notícias