Bolsonaro diz que entendeu errado pergunta feita em programa de TV

São Paulo – Envolvido em polêmica após declarações feitas ao programa CQC, da TV Bandeirantes, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) divulgou nota na qual afirma que sua resposta deve-se […]

São Paulo – Envolvido em polêmica após declarações feitas ao programa CQC, da TV Bandeirantes, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) divulgou nota na qual afirma que sua resposta deve-se a entendimento errado da pergunta feita pela cantora Preta Gil. Bolsonaro respondeu a uma série de perguntas sobre ditadura militar e preconceito contra gays e negros, com direito a manifestações apontadas como racistas e homofóbicas.

No caso do questionamento de Preta Gil sobre como reagiria se seu filho namorasse uma negra, o deputado disse não se preocupar com isso, associando a cor da pele à ideia de promiscuidade. Em seu site, o deputado tentou minimizar a resposta: “Todos aqueles que assistam, integralmente, a minha participação no programa, poderão constatar que, em nenhum momento, manifestei qualquer expressão de racismo. Ao responder por que sou contra cotas raciais, afirmei ser contrário a qualquer cota”.

Na tarde desta terça-feira (29), Preta Gil afirmou, pelo Twitter, que pretende processar Jair Bolsonaro. Os deputados federais do Rio de Janeiro Brizola Neto (PDT) e Jean Willys (PSOL) prometeram entrar com representação na Câmara contra o deputado.

Bolsonaro citou ainda o apresentador do programa Marcelo Tas que, após a exibição do quadro com as perguntas, disse que o deputado devia ter entendido errado a pergunta feita a ele.

“Reitero que não sou apologista do homossexualismo (sic), por entender que tal prática não seja motivo de orgulho. Entretanto, não sou homofóbico e respeito as posições de cada um; com relação ao racismo, meus inúmeros amigos e funcionários afrodescendentes podem responder por mim”, afirmou Bolsonaro no site.

O filho dele, o deputado estadual fluminense Flávio Bolsorano, foi ao plenário da Assembleia Legislativa defender a versão do pai. “Alguns insistem em não se colocar no lugar dele e compreender qual foi a intenção, ou melhor, qual foi o descuido dele ao se pronunciar sobre uma pergunta a que ele não prestou atenção e acabou respondendo equivocadamente.”