Dilma lamenta morte de Hugo Chávez, ‘amigo do povo brasileiro’

Notícia de falecimento é divulgada durante congresso de trabalhadores rurais, e presidenta pede um minuto de silêncio a 'uma perda irreparável'

Dilma: “O presidente Chávez foi uma liderança comprometida com o país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina” (Foto: Alan Marques. Arquivo Folhapress)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff lamentou hoje (5) a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, a quem chamou de generoso. Ela estava a caminho do congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, quando a notícia foi divulgada pelo governo de Caracas, e pediu um minuto de silêncio a todos os presentes. 

“Hoje, com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano: o O presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. Esta morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos”, disse. “O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez. Hoje, como sempre, o consideramos uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um grande amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro.”

Por causa da morte do presidente da Venezuela, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria à Argentina na próxima quinta-feira (7). A presidenta iria a El Calafate para reuniões bilaterais com a presidenta argentina, Cristina Fernández de Kirchner. O governo da Argentina também confirma o cancelamento das reuniões.

Dilma e Cristina devem comparecer ao velório de Chávez. Cristina Kirchner também suspendeu toda a programação oficial de hoje, após o anúncio da morte de Chávez. A presidenta argentina tinha planejado anunciar investimentos na educação, que foi cancelado de última hora.

O governo venezuelano ainda não divulgou informações sobre as últimas homenagens ao presidente e sobre o enterro. Chávez morreu hoje em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. As últimas fotos de Chávez, divulgadas há duas semanas, mostravam-no ao lado das filhas no hospital. A morte foi anunciada pelo vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.

 

Leia também

Últimas notícias