Após posse de Ollanta, comemoração popular celebra esperança no Peru

Trajes e danças típicas deram o colorido da festa que celebrou a expectativa de uma nova era no país

Morador comemora: “Estamos com esperanças novamente, temos Ollanta que fala em acabar com a fome” (Foto: Brunna Rosa)

Lima (Peru) – Em Lima, as comemorações da independência do Peru se somaram às festividades da posse de Ollanta Humala, o primeiro presidente de esquerda eleito democraticamente no país. Peruanos dos mais diversos distritos e provinciais foram à praça das Armas para assistir ou se apresentar em grupos culturais, o que deu um colorido especial ao local.

“Sabemos que Ollanta é a resposta porque nos fala de honestidade. Que viva Ollanta e os valores que propõe ”, cantava um senhor pela praça. Quando perguntado o motivo de tamanha alegria, o passante afirmava que era de Puno e que ele e sua família tinham muito motivo para celebrar. “Nós da região de Puno temos grande esperança neste governo de transformação e viemos à praça para comemorar ”.

De Ayacucho, um grupo de pessoas também comemorava alegremente a posse do novo presidente. “Estamos com esperanças novamente, temos Ollanta que fala em acabar com a fome”, declarou Oscorima, morador da região, que afirma ser uma das mais pobres do país.

Já Lourdes Huanca, da Federação Nacional das Mulheres Camponesas, Artesãs, Indígenas, Nativas e Assalariadas do Peru (Femucarinap), afirma que as mulheres da organização estão felizes com a eleição do novo presidente e esperam que ele de atenção as movimentos da terra e que seja contra os transgênicos. “Nossa organização, que atual nas regiões sul, centro, norte e na selva, acredita na renovação da esperança com Ollanta Humala, esperamos que ele dê atenção aos pequenos agricultores e seja contra o transgênico”, declarou a ativista.

Várias bases ligadas ao Partido Nacionalista, de Ollanta Humala, também estiveram presentes. A base “Micaela Bastidas”, de San José, era uma das mais animadas. Seu representante, Pepe, ressaltou que agora o Peru tem um governo que vai se preocupar com os mais pobres. “Ollanta Humala fara do Peru um país melhor para se morar. Com dignidade, vai dar atenção aos pobres e lutará contra as injustiças”.

A festa se encerrou com a apresentação de uma cantora popular peruana, Tania Libertad, que aproveitou para felicitar o novo governo. “Depois de 30 anos, temos muitas coisas a compartilhar neste dia 28 de julho. Vamos desejar ao novo governo muitas coisas lindas”.

“Viva o Peru, carajo!”

Por volta das 21h30, o presidente Ollanta Humala encerrava as atividades de seu dia de posse subindo ao palco da festa popular na praça das Armas e saudando os participantes.“Essa noite quero agradecer ao triunfo, que é um triunfo de todos vocês, que não queriam corrupção, queriam uma transformação, mudança social e um país para todos”, declarou Humala.

Ele aproveitou para realizar a primeira declaração pública criticando a oposição, que em conjunto com a maior parte dos meios de comunicação locais, tece ferozes criticas contra o mandatário e o fato de seu juramento à Constituição ter sido realizado com a Carta Magna de 1979 e não a de 1993, aprovada sob o governo de Alberto Fujimori. “Aqueles que governaram o país por muitos anos agora nos criticam. Não importa, pois isso significa que estamos avançando. Vamos viajar o país e verificar o que se fala em cada província e distrito, que haja saúde, educação e justiça para todos peruanos. Existe uma fome de expectativa e vamos resolver os conflitos sociais”, declarou o presidente.

Ao encerrar o seu discurso, o presidente utilizou uma das frases mais populares no país: “Viva o Perú, carajo”!

Humala herda um país com 217 conflitos sociais, segundo dados oficias, e com 52% da população afetada pela pobreza, apenas do país viver um período de plena acensão econômica. As comemorações da independência do Peru e a posse do novo presidente, têm continuidade nesta sexta-fera (29). Esta prevista a parada cívico-militar e um almoço de Ollanta Humala com membros das Forças Armadas.