Qualidade do desenvolvimento brasileiro é instável, analisa Ipea

São Paulo – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (24), em Brasília, a quinta edição de 2011 da pesquisa Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD). Segundo […]

São Paulo – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (24), em Brasília, a quinta edição de 2011 da pesquisa Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD). Segundo os dados da pesquisa, apesar do constante crescimento econômico brasileiro, oscilações ainda podem comprometer a sustentabilidade do desenvolvimento do país.

O indicador referente ao mês de maio registrou queda, mas permanece no patamar considerado “instável”. Em uma escala que vai até 500, o IQD ficou em 264,94. O índice é uma pesquisa realizada periodicamente, desde janeiro de 2009, que busca medir como o desenvolvimento brasileiro pode se sustentar a longo prazo. A qualidade de desenvolvimento tem sido instável e, desde fevereiro, vinha apresentado alta, segundo os autores do estudo.

O IQD é composto por indicadores de três áreas: crescimento econômico, bem-estar e inserção externa. Apesar de ter registrado queda, a única área que alcança a classificação “boa” na escala é o de bem-estar. Isso ocorre porque a criação de empregos vem demonstrando resultados positivos. “O mercado de trabalho tem tido um desenvolvimento mais positivo e sustentável nos últimos anos”, avaliou Sandro Sacchet de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, responsável pela apresentação pública do estudo.

Para calcular o índice, são usados dados produzidos em pesquisas mensais, principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), além de outros estudos, como o coeficiente de Gini (que mede o nível de desigualdade social).

As variáveis influenciam diretamente os números de qualidade de bem-estar, avaliados pelo Ipea. “O objetivo é olhar para o desenvolvimento brasileiro e discutir se ele está numa trajetória sustentável ou se é apenas um bom momento econômico, que corre risco de ser revertido”, disse.

Produção

Um dos principais itens na avaliação da qualidade de desenvolvimento econômico é a evolução da produção de bens de consumo duráveis, atualmente positiva. “Esperamos que este movimento seja de longo prazo, visto que a produção de bens duráveis tem uma incorporação de tecnologia muito maior do que a produção de bens de consumo não duráveis”, explicou o técnico.

De acordo com Sacchet, o IQD tem a capacidade de antecipar distúrbios econômicos. Os dados da pesquisa apresentaram indícios da turbulência financeira de 2008 afetando os indicadores avaliados já no final de 2007. “Oscilações mostravam que os bons ventos de meses imediatamente anteriores (ao início da crise) já não vinham tão bons assim”, assinalou. Os mesmos números mostraram a rápida retomada econômica do país: “O Brasil mostrou recuperação econômica seis meses após a crise”.

Leia também

Últimas notícias