Descrédito político da população preocupa pré-candidatos em São Paulo

Pesquisa mostra que 64% dos paulistanos não acreditam na prefeitura, enquanto 69% não confiam no trabalho dos vereadores

São Paulo – De todas as áreas que envolvem a gestão pública na cidade de São Paulo, a transparência no poder público e a participação política são os itens com pior nota (nota 3,5 em escala de zero a 10) na avaliação da população paulista. A apresentação nesta quarta-feira (18) do levantamento encomendado pela rede Nossa São Paulo ao Ibope Inteligência contou com a presença de alguns dos pré-candidatos à prefeitura nas eleições de outubro deste ano na capital paulista.

“Quando eu vejo esses dados tenho sentimento de vergonha, indignação. É vergonhoso a gente ver que a população olha e não confia nos político”, disse o pré-candidato pelo PMDB à prefeitura, deputado federal Gabriel Chalita. Ele complementou afirmando que o índice “merece uma reflexão profunda da classe política, sobre o que nós estamos fazendo de errado”.

O pré-candidato pelo PCdoB, Netinho de Paula, também tentou explicar o descrédito da população dizendo que “isso demonstra o quanto os homens públicos foram incapazes de satisfazer as vontades da população”. Ele lembrou que as reclamações são as mesmas da época em que morava na periferia da capital paulista, há 40 anos, e colocou como principal desafio a proposição de formas de incentivar a população a participar dos debates de interesse público.

Outros integrantes do poder público em São Paulo também foram colocados sob avaliação. De acordo com a pesquisa, 64% da população não confia na prefeitura municipal, 59% não acredita nas subprefeituras, e 69% das pessoas não confiam no trabalho dos vereadores na Câmara Municipal. Ainda consta no levantamento que apenas 17% avaliam a atual administração de Gilberto Kassab como ótima ou boa, 52% como regular, e 30% como ruim ou péssima.

Para a pré-candidata do PPS, Soninha Francine, um grande problema está na comunicação, na forma como as informações sobre os órgãos públicos chegam até a população. “Não adianta aumentar a transparência, por exemplo na Câmara, se isso não for comunicado às pessoas”, avaliou. Ela afirma que o cenário não é novo e os políticos precisam refletir de uma maneira diferente a respeito.

Além dos três pré-candidatos citados, PV e do PSOL – que ainda não definiram seus candidatos – enviaram representantes ao debate. A temporária indefinição no PSDB, que possui formalmente quatro pré-candidatos disputando a preferência de sua militância, além de José Serra ainda em dúvida, fez com que o presidente municipal dos tucanos, Julio Semeghini, fosse convidado. No entanto ele não foi e não enviou representante.

O pré-candidato do PT, Fernando Haddad, já havia se comprometido a participar da divulgação da pesquisa, mas foi orientado pelo Comitê de Ética Pública a não participar do evento enquanto ocupar o cargo de ministro da Educação. Em seu lugar, o presidente municipal da legenda, vereador Antonio Donato, representou o PT. Ele avaliou que o dado de maior relevância que se conclui do estudo da Nossa São Paulo é o pouco avanço da gestão Kassab nas questões consideradas mais importantes pela população paulistana. Ele traçou um paralelo entre as realizações do governo federal e as da gestão municipal.

Os entrevistados da pesquisa ainda apontam que a instituição que mais contribui para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos é o governo federal, seguido pela igreja e meios de comunicação. A prefeitura de São Paulo aparece em quarto lugar e o governo estadual em sétimo, atrás de associações de bairro.

De todos os aspectos colocados na pesquisa, 38 estão acima da média (nota 5,5), como religião, consumo e relações humanas;outras seis estão na média; e 125 questões avaliadas tiveram nota abaixo da média, como saúde, segurança, cultura, educação e transporte etc. Esses dados explicam, segundo os expositores, o desejo de 56% expressado pelos paulistanos de deixar a cidade caso tenham oportunidade.

De acordo com a Lei 14.173, de 2006, a prefeitura deveria dar visibilidade aos indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos no município, o que vem sendo descumprido pela prefeitura. Gilberto Kassab (PSD) e todos os seus secretários foram convidados para o evento mas, no entanto, nenhum deles compareceu.

Para conferir a apresentação dos dados específicos por item da pesquisa, clique aqui…

Leia também

Últimas notícias