São Paulo tem novo protesto contra aumento de tarifa de ônibus

São Paulo – O Movimento Passe Livre (MPL) vai realizar nesta quinta-feira (20) um novo protesto contra o reajuste das passagens de ônibus em São Paulo. A concentração será na […]

São Paulo – O Movimento Passe Livre (MPL) vai realizar nesta quinta-feira (20) um novo protesto contra o reajuste das passagens de ônibus em São Paulo. A concentração será na Praça do Ciclista, na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, às 17h.

Na última quinta (13), mais de 700 manifestantes realizavam uma passeata tranquila até que um desentendimento entre alguns estudantes e a Policía Militar desencadeou uma reação violenta na região da praça da República. Segundo o MPL, uma pessoa foi presa naquele momento, e mais 30 depois da dispersão dos estudantes. Todos foram encaminhados para o 3º Distrito Policial, no centro da cidade, e liberados no mesmo dia. Não houve nenhuma acusação formal contra os manifestantes.

O estudante e militante do MPL Leonardo Cordeiro afirma que o movimento defende um transporte que seja efetivamente público, custeado pela prefeitura e entendido como direito básico. “O transporte precisa ser gerido e planejado de forma realmente democrática, com participação dos usuários e dos trabalhadores do setor. Somente assim poderá haver um salto na qualidade e na organização do sistema de transporte público.”

Cordeiro ressalta que o MPL considera que os aumentos evidenciam “uma lógica que trata o transporte público como mercadoria” e que a cada reajuste se amplia a exclusão das pessoas que podem utilizá-lo.

Flash Mob

No final da tarde de terça-feira (18) o movimento realizou um flash mob no Terminal Bandeira. Segundo o MPL, a ação durou cerca de 20 minutos e os manifestantes, com cartazes e apitos, distribuíram panfletos para os usuários do terminal. Os flash mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada.

Redes sociais

O MPL tem utilizado sua página no Facebook para divulgar os atos e fotos e reportagens sobre as manifestações. Nesta quarta-feira (19), foi publicada uma nota com orientações de segurança, que explica como os manifestantes devem se comportar durante o ato e  como atenuar os efeitos do gás lacrimogênio.

Cordeiro destaca que as redes sociais têm ajudado o movimento a divulgar e repercutir as ações e que a internet é uma ferramenta importante. “À medida que não são todos os usuários de transporte público que têm acesso a ela ou participam de redes sociais, são importantes outras formas de mobilização que incluem panfletagens, eventos como a flash mob, reportagens e até mesmo os próprios protestos.”