Ao liberar obras em Belo Monte, governo promete boas condições de trabalho em canteiros

O compromisso foi assumido junto ao ministro da Secretaria-Geral da República Gilberto Carvalho, o ministro das Minas e Energia Edison Lobão e a ministra do Planejamento Miriam Belchior (Foto: Wilson […]

O compromisso foi assumido junto ao ministro da Secretaria-Geral da República Gilberto Carvalho, o ministro das Minas e Energia Edison Lobão e a ministra do Planejamento Miriam Belchior (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

São Paulo – O governo promete garantir condições de trabalho adequadas para os empregados no canteiro de obras da usina de Belo Monte. O compromisso foi assumido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1º). A declaração foi feita após o anúncio da liberação da licença de instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

O consórcio responsável pela obra apresentou, segundo Carvalho, detalhes da organização dos canteiros e garantias de condições adequadas para os operários. “Do ponto de vista das instalações e das condições de trabalho, a obra poderá transitar sem maiores problemas. Os alojamentos definitivos são adequados e não se terá uma concentração tão acentuada de trabalhadores no mesmo alojamento. Eles estarão divididos em três canteiros.”

O modelo encontrado para Belo Monte servirá também para alterar o ordenamento das obras de hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, ambas em Rondônia. A experiência na negociação de greves nessas obras será usada para evitar novos conflitos. Ele lembou também que estão em curso discussões e assinaturas de acordos para a garantia de trabalho decente em grandes obras.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias