Ecopontos funcionam sem estrutura para receber materiais recicláveis em São Paulo

Placa anuncia, mas ecoponto não recebe materiais recicláveis (Foto: Maurício Morais) São Paulo – Material de divulgação da Prefeitura de São Paulo indica que os ecopontos, estações de entrega voluntária […]

Placa anuncia, mas ecoponto não recebe materiais recicláveis (Foto: Maurício Morais)

São Paulo – Material de divulgação da Prefeitura de São Paulo indica que os ecopontos, estações de entrega voluntária de materiais, aceitam resíduos de construção e demolição e materiais recicláveis. Na prática, dois ecopontos visitados pela Rede Brasil Atual não têm estrutura para receber esse tipo de material.

No ecoponto Glicério, localizado nos baixos do viaduto de mesmo nome, na região central da cidade, apesar do tótem da Prefeitura, o local não tem contêineres para materiais recicláveis, como plásticos, papel, metal ou vidro. No interior são aceitos apenas resíduos de construções e demolições e móveis de madeira descartados pela população. Uma empresa terceirizada é responsável pela separação do entulho e encaminhamento para centrais de triagem conveniadas com a Prefeitura.

Com o mesmo problema, o ecoponto da Liberdade, na rua Jaceguai, também no Centro, não recebe resíduos recicláveis por falta de estrutura. O local está em operação há meses, mas ainda não consta na relação de ecopontos da Prefeitura por não ter sido oficialmente inaugurado.

Moradores da capital paulista ouvidos pela reportagem reclamam da dificuldade de encontrar locais adequados para descarte de materiais recicláveis. A microempresária Renata Turbiani se viu obrigada a acondicionar os resíduos em seu apartamento até que consiga levá-los a São Bernardo do Campo, onde ela avalia que há mais opções para descarte. “Por incrível que pareça não há local para materiais recicláveis próximo à (rua) Frei Caneca (região central da capital paulista, onde ela reside)”, aponta.

A jornalista Clarissa Beretz tem a ajuda da mãe para transportar os materiais recicláveis de seu apartamento, em Higienópolis, na zona oeste, para a zona norte. “A gente não sabe para onde correr. É um desprezo do poder público”, avalia.

Números dos resíduos de SP

  • A capital paulista produz cerca de 17,5 mil toneladas de resíduos por dia, entre lixo domiciliar, de saúde, de varrição e entulho
  • Apenas  0,89% é reciclado
  • Uma média de 155 toneladas são recolhidas diariamente via coleta seletiva.

Consultada, a Prefeitura alegou que ao lado do ecoponto da baixada do Glicério existe uma central de triagem que recebe materiais recicláveis. A assessoria de imprensa informou que a Prefeitura vai analisar as reclamações apresentadas pela reportagem. Um novo link fornecido pelo órgão no fechamento desta matéria, passou a incluir o ecoponto da Liberdade.

Leia também

Últimas notícias