suspensão

Justiça determina novo bloqueio do WhatsApp por 72 horas

Juiz quer ter acesso a informações de investigados por tráfico, mas o Facebook, que controla o aplicativo, se nega a quebrar sigilo

Allan White/Fotos Públicas

Suspensão começa a valer a partir das 14h desta segunda (2)

São Paulo – A Justiça determinou às operadoras de telefonia o bloqueio do aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira (2). A decisão a ser cumprida hoje foi tomada na última terça-feira (26) por Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe.

A decisão consta em processo em que a Polícia Federal investiga uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas. O juiz, que em março determinou a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina no mesmo processo, quer que a empresa, responsável pelo WhatsApp, repasse informações de envolvidos no esquema. O Facebook, por sua vez, se nega, alegando a defesa da privacidade dos usuários.

As cinco principais operadoras – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel – foram notificada da decisão. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil. WhatsApp e Facebook ainda não se pronunciaram.