Sites do governo sofrem nova tentativa de invasão

Brasília – Um grupo internacional de experts em computadores denominado Lulz Security tentou invadir na madrugada desta quarta-feira (22) os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do […]

Brasília – Um grupo internacional de experts em computadores denominado Lulz Security tentou invadir na madrugada desta quarta-feira (22) os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil, mas não conseguiu acessar os bancos de dados desses órgãos, segundo informações do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Os “crackers”, segundo o Serpro, congestionaram o acesso a esses sites usando múltiplos acessos utilizando-se de um sistema de robôs. Entre as 0h30 e 3h as páginas ficaram fora do ar por causa do ataque, mas entre a 0h40 e 1h40 foi o período de maior concentração dos ataques e o sistema ficou congestionado.

“Isso já ocorreu outras vezes e não chega a ser uma novidade. Mas eles não conseguiram ter acesso a nenhuma informação desses sites. Eu não conheço esse grupo de crackers”, disse o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto.

Uma fonte do governo informou que na terça-feira (21) a presidenta Dilma Rousseff foi informada de que havia um movimento estranho de acesso aos sites do governo. Segundo essa fonte, o governo estava de sobreaviso para um eventual ataque, o que acabou ocorrendo durante a madrugada.

O Blog do Planalto, página que mantém notícias do dia-a-dia da Presidência, não foi atacado e divulgou nota na manhã desta quarta informando sobre o ataque e que “o sistema de segurança do Serpro bloqueou toda a ação dos crackers”.

© Thomson Reuters 2011 All rights reserved.