Novo sistema de publicidade pressionará resultados, diz Baidu

San Francisco – O Baidu,maior site de buscas da China, informou que complicações na introdução de seu novo sistema para publicidade baseado em busca terá impacto nos negócios no primeiro […]

San Francisco – O Baidu,maior site de buscas da China, informou que complicações na introdução de seu novo sistema para publicidade baseado em busca terá impacto nos negócios no primeiro trimestre do próximo ano, fazendo suas ações a caírem mais de 10%.

O episódio marca um dos raros tropeços do Baidu, líder de buscas no mercado chinês com cerca de dois terços do mercado, e pode abrir espaço para que rivais, notadamente o Google, avancem sobre sua fatia no maior mercado mundial de Internet por número de usuários.

O Baidu, que vai descontinuar seu sistema anterior e implementar integralmente o sistema de publicidade batizado Phoenix Nest em 1º de dezembro, anunciou que as receitas do quarto trimestre devem ficar entre U$ 174 e U$ 180 milhões , mais de 10% abaixo das estimativas de analistas, de U$ 204,7 milhões, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

As ações do Baidu caíam mais de 12% nesta terça-feira (27) na Nasdaq, para U$ 377,90.

“Nós ainda sentimos que no primeiro trimestre vai haver um impacto material desta troca”, disse um executivo sênior do Baidu em uma conferência sobre resultados nesta terça-feira, acrescentando que levará alguns trimestres para que a situação se normalize.

O fraco guidance para o quarto trimestre pegou o mercado de surpresa, mas no longo prazo a maior eficiência do Phoenix Nest, que opera de maneira similar ao AdWords, do Google, deve beneficiar a companhia, disse o analista do JPMorgan Dick Wei.

A cotação das ações do Baidu mais que triplicaram desde o começo do ano, uma vez que a companhia mostrou-se bem posicionada para se beneficiar da recuperação econômica e da melhora nos gastos com publicidade na China.

A receita da companhia nos três meses encerrados em setembro totalizou U$ 187,3 milhões, um pouco abaixo do esperado por analistas, que em média projetavam U$ 189 milhões , mas cerca de 40% superior aos U$ 135,4 milhões um ano antes.

O lucro líquido no terceiro trimestre subiu para R$ 72,2 milhões , ou U$ 2,07  por ação, de U$ 51,2 milhões, ou U$ 1,47 por ação, um ano antes.

Fonte: Reuters