Ladeira abaixo

Datafolha: 54% são a favor de impeachment de Bolsonaro

É a primeira vez que uma pesquisa do instituto detecta apoio da maioria dos entrevistados ao impedimento do presidente

Roberto Parizotti / CUT
Roberto Parizotti / CUT
De acordo com o levantamento, 54% são favor da abertura do processo, contra 42% contrários

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (10) mostra que, pela primeira vez a maioria dos entrevistados se diz favorável à abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

De acordo com o levantamento, 54% são favor da abertura do processo, contra 42% contrários. Na pesquisa anterior, realizada em 11 e 12 de maio, os entrevistados favoráveis ao impeachment eram 49%, contra 46% que se opunham à iniciativa, configurando uma situação de empate técnico.

Entre os segmentos, o apoio ao impedimento do presidente é maior entre mulheres, chegando a 59%; jovens (61%), mais pobres (60%) e moradores do Nordeste (64%). Entre aqueles que se declaram pretos, os favoráveis ao impedimento alcançam 65%, índice que chega a 77% entre homossexuais ou bissexuais.

Foram ouvidos de forma presencial pelo instituto 2.074 pessoas maiores de 16 anos nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Datafolha e eleições 2022

Pesquisa do mesmo Datafolha divulgada ontem mostra a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2022. O candidato do PT aparece à frente nos dois cenários apresentados, com possibilidade de vitória no primeiro turno. E também tem ampla vantagem em um possível segundo turno.

Em um dos cenários, Lula tem 46%, ante 25% de Jair Bolsonaro (sem partido). Na sequência, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, o governador paulista João Doria (PSDB), com 5%, e o ex-ministro do atual governo Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4%. Votos em branco ou nulos somam 10%. Outros 2% disseram não saber qual candidato escolherão.

No outro cenário, com o governador gaúcho Eduardo Leite como candidato tucano, a situação é semelhante. Lula segue com 46% e Bolsonaro continua com 25%. Ciro vai a 9%, Mandetta fica com 5% e Leite, com 3%. Os percentuais de votos em branco/nulos e de indecisos são os mesmos.


Leia também


Últimas notícias