Envelhecimento

Desnutrição afeta mais idosos que crianças no Brasil

Após redução considerável nas últimas décadas, falta de alimentos é causa de morte de 2 a cada 100 mil crianças. Para idosos, esse número é mais de dez vezes maior, e vem subindo

Reprodução/TVT

Nutricionista ressalta a importância do consumo pelos idosos de alimentos ricos em proteína

São Paulo – Nos últimos 20 anos, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 69 para quase 76 anos. Mas a qualidade de vida dos idosos não melhorou na mesma medida. Enquanto a mortalidade infantil por desnutrição caiu 97%, entre 1980 e 2015, a morte em idosos pela mesma causa aumentou 365%.

Em 1980, morriam 58 crianças por desnutrição a cada 100 mil habitantes. Após 35 anos, esse número caiu para menos de duas a 100 mil. No mesmo período,  o total de idosos mortos em decorrência da falta de alimentação pulou de quase 15 para mais de 21 a cada 100 mil, segundo o Departamento de Informática do SUS (Datasus). 

“O que acontece no nosso país é que o envelhecimento ainda não é percebido como ‘um sucesso’, como um grande benefício que a própria humanidade fez a si própria”, comenta a presidenta do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe), Marília Viana ao repórter André Gianocari, para o Seu Jornal, da TVT.

De acordo com dados do observatório, ela lembra que 99% dos nossos idosos residem com suas famílias e apenas 1% em asilos e instituições de cuidado. Portanto, são as famílias e os profissionais da área que devem zelar pela alimentação dos mais velhos. 

A nutricionista e professora de geriatria e gerontologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Myrian Najas sugere lista elaborada pelo ministério da Saúde com Dez Passos para a Alimentação Saudável da Pessoa Idosa

Na reportagem, Myrian dá dicas de alimentação para idosos, inclusive para os vegetarianos e veganos, enquanto a presidenta do Olhe reivindica a expansão de equipamentos públicos vinculados à Assistência Social que ofereçam atendimento diário, das 7h às 19h, para pessoas idosas, com todos os cuidados incluídos, inclusive com a alimentação.

Assista à reportagem do Seu Jornal da TVT

Leia também

Últimas notícias