Começa terceira etapa da vacinação contra gripe suína. Segunda fase vai até dia 23

Jovens de 20 a 29 anos recebem sua dose a partir desta segunda (5), enquanto prossegue a vacinação de crianças de seis meses a dois anos, gestantes e doentes crônicos de até 60 anos

Próxima etapa de vacinação abrange pessoas de 20 a 29 anos (Foto: © François Lenoir/Reuters)

Brasília – Nesta segunda (5), começa a terceira etapa de vacinação contra a chamada gripe suína, agora para a população de 20 a 29 anos. Segundo o Ministério da Saúde,  indivíduos jovens e saudáveis não têm histórico de vacinações anti-gripais anteriores e, por isso mesmo, mostrou-se em situação mais vulnerável em relação ao vírus H1N1.

O prazo para este grupo populacional receber a vacinação vai até o dia 23, mesmo dia em que se encerra a prorrogação da segunda etapa contra a influenza A (H1N1) – de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes e doentes crônicos até 60 anos.

A segunda etapa da campanha de vacinação começou no dia 22 de março e terminaria na sexta-feira (2).

O público em questão deverá procurar os postos de vacinação levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica, segundo o ministério. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação.

Os pais deverão levar o cartão de vacinação das crianças, que receberão a dose em duas vezes – a segunda 30 dias após a primeira.

O ministério alerta que todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar e as que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.

A vacinação contra a gripe abrange também pessoas com menos de 60 anos que tenham doenças crônicas de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento contra a aids e câncer e obesos. Eles devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação, se possuírem.

Quem se enquadrar nesse perfil, mas tiver mais de 60 anos de idade começará a receber a vacina entre 24 de abril e 7 de maio, durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias