Lula diz que país terá 3,8 mil novas ambulâncias até o fim do ano

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nesta segunda-feira (29) o compromisso de entregar 3,8 mil ambulâncias até o final deste ano. Os veículos, segundo ele, vão […]

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nesta segunda-feira (29) o compromisso de entregar 3,8 mil ambulâncias até o final deste ano. Os veículos, segundo ele, vão beneficiar 165 milhões de pessoas em 4 mil municípios. Atualmente, 1.234 cidades contam com o serviço, que atende 130 milhões de pessoas.

“Algumas (ambulâncias) vão estar tão bem equipadas que, se um cidadão passar mal, o primeiro exame, por exemplo, cardíaco, será feito na ambulância e será passado diretamente para um hospital especialista para dar um diagnóstico imediatamente. Isso vai salvar muitas vidas no Brasil”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Na semana passada, 650 veículos foram entregues. O custo, de acordo com o Ministério da Saúde, foi de R$ 75,8 milhões. Segundo a pasta, estados e municípios vão receber R$ 97,5 milhões por ano para a manutenção do serviço. Atualmente, 1.488 ambulâncias estão em uso em todo o país.

Lula lembrou que as ambulâncias vão se somar a 500 unidades de pronto-atendimento (Upas) também prometidas pelo governo federal. A expectativa é que o atendiemento seja feito 24 horas por dias com leito hospitalar garantido. “Vamos aperfeiçoar e muito o sistema de atendimento ao povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Fonte: Agência Brasil