Você está aqui: Página Inicial / Saúde e Ciência / 2009 / 10 / Cientistas dizem que composto de curry mata células cancerosas

Cientistas dizem que composto de curry mata células cancerosas

por Kate Kelland publicado 28/10/2009 13h45, última modificação 28/10/2009 13h45 © Thomson Reuters 2009. All rights reserved

Londres- Uma molécula encontrada em um dos ingredientes do curry pode matar células de câncer do esôfago em laboratório, disseram cientistas nesta quarta-feira (28), sugerindo que ela poderia ser desenvolvida como tratamento contra o câncer.

Pesquisadores do Centro Cork de Pesquisas de Câncer, na Irlanda, trataram células de câncer do esôfago com curcumina -- substância química encontrada no condimento cúrcuma, que confere ao curry sua cor amarela típica -- e constataram que a substância começou a matar as células cancerosas em menos de 24 horas.

As próprias células também começaram a digerir a elas mesmas, disseram os cientistas em estudo publicado no British Journal of Cancer.

Estudos científicos anteriores sugeriram que a curcumina fosse capaz de suprimir tumores e que as pessoas que comem muito curry podem ter tendência menor a apresentar a doença, embora a curcumina perca suas qualidades anticancerígenas rapidamente depois de ingerida.

Mas Sharon McKenna, autora principal do estudo irlandês, disse que o estudo sugere a possibilidade de cientistas desenvolverem a curcumina como droga para o tratamento do câncer de esôfago.

O câncer do esôfago mata mais de 500 mil pessoas no mundo todos os anos. Os tumores são especialmente mortíferos. Os índices de sobrevivência dos doentes são de apenas entre 12% e 31%.

Fonte: Reuters