Produção de vacina para gripe A está aquém do previsto, diz OMS

Total não atingira os 4,9 bilhões anuais de dose esperados pela Organização

Genebra – A produção anual da vacina contra o vírus H1N1, transmissor da gripe A, será “substancialmente menor” do que as 4,9 bilhões de doses que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerava ser possível, disse um porta-voz nesta sexta-feira (18).

Gregory Hartl afirmou que, com base nos resultados dos testes clínicos de cerca de 25 laboratórios, a produção semanal é inferior a 94 milhões de doses, embora pareça que uma dose basta para garantir a imunidade contra essa cepa da gripe A.

“A cifra real será substancialmente menor do que 4,9 bilhões”, disse Hartl a jornalistas.

A OMS havia previsto que um terço dos quase 7 bilhões de habitantes do planeta poderão vir a ser contaminados pela dita “gripe suína”, mas até agora a maioria das vítimas sofre apenas sintomas brandos.

Hartl não forneceu uma cifra exata, mas afirmou que as estimativas anteriores, de 4,9 bilhões de doses, se baseavam na expectativa de que os laboratórios transfeririam toda a sua capacidade produtiva das vacinas contra a gripe sazonal para a vacina contra o H1N1, e obteriam uma boa produtividade.

Em nota, a OMS disse que os atuais suprimentos da vacina contra a gripe pandêmica são “inadequados para uma população mundial em que praticamente todos estão suscetíveis à infecção.”

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias