OMS convoca reunião de emergência para debater surto de gripe

Este seria um sinal de que a ONU deve estar preparada para declarar a existência de uma pandemia; encontro será nesta quinta-feira (11), ao meio-dia

Genebra – A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência com especialistas para esta quinta-feira (11) para discutir a disseminação do surto da gripe H1N1, em um sinal de que a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) deve estar pronta para declarar a existência de uma pandemia. “O comitê de emergência foi convocado para o meio-dia”, disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl à Reuters. “Eles serão consultados sobre a situação do surto.”

A agência da ONU disse na terça-feira que estava prestes a declarar a existência da primeira pandemia de influenza em mais de 40 anos, mas queria garantir que os países estivessem bem preparados para evitar o pânico por causa da doença, conhecida por gripe suína.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, consultou anteriormente o grupo de especialistas internacionais antes de elevar o nível de alerta para a nova cepa, que surgiu em abril no México e nos Estados Unidos.

A confirmação da disseminação no nível comunitário numa segunda região além da América do Norte deflagraria a mudança para a fase 6,  significando uma pandemia estabelecida. A escala de alerta pandêmico tem 6 níveis e atualmente se encontra na fase 5.

Até agora foram registrados 27.737 casos da doença em 74 países, com 141 mortes, de acordo com os últimos dados da OMS.

Leia também

Últimas notícias