Segue letal

Duas crianças menores de 5 anos morrem de covid por dia no Brasil

País registrou hoje 45.501 novos casos da doença, além de confirmadas 122 mortes. “É preciso vacinar”, afirma fundador da Anvisa

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Taxa de vacinação infantil precisa aumentar. Crianças estão sendo vítimas do negacionismo e de doenças evitáveis

São Paulo – Em entrevista hoje (4) para a Rádio Brasil Atual, o infectologista Gonzalo Vecina, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destacou a alta mortalidade de crianças por covid-19 no país. O médico ressaltou à jornalista Marilú Cabañas que duas crianças menores de 5 anos morreram por complicações da infecção pulmonar.

Diante desse cenário, Vecina a necessidade de o governo agir para apressar a vacinação nesta faixa etária. “É importante que a Anvisa acelere a aplicação da vacina em crianças. Ela, sem dúvidas – temos este dado –, protege contra a doença viral”, disse, sobre a segurança do imunizante, que é aplicado amplamente em todo o mundo em crianças. “É preocupante a morte de crianças. É essencial acelerar a vacinação”, reforçou.

Assista:

Covid-19 no Brasil

Boletim Infogripe divulgado hoje (4), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que o país passa por uma retomada no crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Brasil. Entre os casos registrados, 77,6% são de covid-19, de acordo com a entidade.

A análise foi feita entre 19 e 25 de junho. a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A, 0,1% para influenza B, 7,6% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 77,6% para Sars-CoV-2 (covid-19). Entre as mortes registradas no período, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1% para influenza A, 0,1% para influenza B, 1,4% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 94,5% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

São 16 das 27 unidades federativas que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Hoje, o país registrou 45.501 novos casos. Também foram confirmadas 122 mortes no mesmo período. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o país soma  672.033 mortes pela doença, além de 32.535.923 casos, de acordo com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


Leia também


Últimas notícias