"Forte crescimento"

Casos de covid-19 voltam a aumentar em todo o país, alerta Fiocruz

Boletim Infogripe destaca que a covid-19 foi responsável por 48% dos casos e 84% dos óbitos por SRAG com diagnóstico positivo para algum vírus respiratório

Reprodução/Fiocruz
Reprodução/Fiocruz
Tendência de crescimento de SRAG com o aumento de casos de covid-19 vem ocorrendo desde o final do mês passado

São Paulo – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para tendência de aumento dos casos de covid-19 em todas as regiões do país, durante a última semana epidemiológica, entre 15 e 21 de maio. Os dados são do boletim Infogripe publicado nesta quinta-feira (26). De acordo com o levantamento, a covid-19 respondeu por cerca de 48% das ocorrências de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas. Em relação aos óbitos por SRAG, 84% estão relacionadas ao novo coronavírus.

Nesse mesmo período, o vírus sincicial respiratório (VSR) apareceu em 30,1% dos casos de SRAG com diagnóstico positivo para algum vírus. Outros 3,5% foram decorrentes da Influenza A e 0,7%, da Influenza B. Entre os óbitos, o VSR e a Influenza A responderam, respectivamente, por 6,6% e 1,4% dos resultados positivos. Não houve registro de nenhuma morte por Influenza B.

Segundo o boletim, os casos de VSR predominam principalmente entre crianças de zero a quatro anos. Por outro lado, a covid-19 é predominante entre os casos de SRAG com identificação laboratorial para as demais faixas etárias. “O sinal de crescimento recente está presente em faixas etárias da população adulta”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Contudo, ele ele destaca que a tendência de crescimento de SRAG com o aumento de casos de covid-19 não é recente. Há sinais significativos de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas). “Essa propensão vem sendo observada desde a semana epidemiológica de 24 a 30 de abril”, explica. Ele acrescenta que “a estimativa é de 6 mil casos de SRAG na semana epidemiológica de 15 a 21 de maio”.

Neste ano, em todo o país, já foram notificados 141.808 casos de SRAG. Desse total, 50,8% deram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Por região

Desse modo, são 18 unidades federativas que apresentaram crescimento na tendência de longo prazo, aponta a Fiocruz: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Além disso, 20 das 27 capitais têm sinais de crescimento dos casos de SRAG no longo prazo: Aracaju, Belém, Boa Vista, Plano Piloto e arredores em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Balanço da covid no Brasil

O país registrou oficialmente hoje 143 mortes e 33.910 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O estado do Acre não divulgou seus dados. Ainda assim, é o maior número de casos diários desde 20 de abril.

Além disso, a média móvel de casos calculada em sete dias, ficou em 18.327, aumento de 11,6% em 14 dias. A média de óbitos, que ficou em 107, permanece estável há mais de um mês. Ao todo, desde o início da pandemia, o Brasil tem 666.180 óbitos e mais de 30,8 milhões de casos da doença confirmados oficialmente. 

Números da covid-19 desta quinta-feira no Brasil. Fonte: Conass


Leia também


Últimas notícias