Obsessão

Bolsonaristas mentem ao ligar casos de hepatite a vacinas contra a covid. Entenda

São poucos os casos de hepatite aguda em crianças no mundo, mas pesquisadores estão em alerta, pois contágio de covid-19 pode agravar doença

Rodrigo Chagas/Fotos Públicas
Rodrigo Chagas/Fotos Públicas
75% dos casos da doença no Reino Unido são de crianças menores de 5 anos não vacinadas

São Paulo – O mundo relatou nas últimas semanas surtos de hepatite aguda em crianças. No Brasil, 41 casos estão confirmados, sendo 14 em São Paulo. A doença apareceu em 20 países, como cerca de 300 casos em todo o mundo. Cientistas ainda estão debruçados sobre o tema para identificar o agente do patógeno. Existem algumas teorias que relacionam o pequeno surto com a covid-19. Pessoas ligadas ao bolsonarismo se apressaram em espalhar que a hepatite tem relação com as vacinas contra a covid.

Mais uma vez, os distorcem a realidade e disseminam desinformação. A hipótese mais aceita pela ciência é de que infecções pelo coronavírus, concomitantes com um parasita aproveitador, estejam relacionadas aos casos. Além disso, 75% dos casos da doença no Reino Unido atingiram crianças menores de 5 anos, ainda não vacinadas.

“Quais são as hipóteses atuais? Iinfecção por adenovírus, que pode ter alguns cofatores: Uma resposta anormal do hospedeiro por conta de uma co-infecção com o SARS-CoV-2, ou recuperação da infecção pelo SARS-CoV-2 (ou outro agente infeccioso) que possa gerar vulnerabilidades. (E também ) o aumento da circulação desse adenovírus agora que estamos com mais flexibilizações, fazendo com que uma complicação rara se apresente”, explica a neurocientista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mellanie Fontes-Dutra.

Hepatite e covid em crianças

Relatório da agência britânisa para a saúde (UKHSA) sobre o tema levanta as seguintes possibilidades: nova variante de um adenovirus; síndrome pós-infecciosa de Sars-CoV-2 (incluindo efeitos da variante ômicron); ou uma droga ou toxina por exposição ambiental. O vírus que provoca a covid-19 é novo, e seus efeitos pós-infecciosos são pouco conhecidos. Estudos apontam para a prevalência de casos de covid longa em crianças, por exemplo.

“As hipóteses principais continuam sendo aquelas que envolvem adenovírus. No entanto, continuamos a investigar o papel potencial do SARS-CoV-2 e a trabalhar para descartar qualquer componente toxicológico”, completa a agência. Mellanie explica que o porquê do estudo inglês apontar uma mutação de adenovírus como principal suspeita. “Dos 126 casos do Reino Unido testados, 72% detectaram a presença de adenovírus, principalmente no sangue. Os autores comentam que os casos negativos foram testados para amostras respiratórias/fecais, não podendo então ser descartada presença do adenovírus nesses casos.”

De acordo com o relatório, não existem casos de mortes no Reino Unido. O mesmo vale para o Brasil. Contudo, se trata de doença grave. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em comunicado emitido no dia 23 de abril, em cerca de 10% dos casos é necessário um transplante de fígado. A OMS também reforçou que não existem evidências de relação entre vacinas contra a covid-19 e a hepatite aguda.


Leia também


Últimas notícias