Imunização segue

Cidade de São Paulo começa a aplicar quarta dose da vacina em idosos acima de 80 anos

Campanha tem início em outras cidades, como Diadema, Mogi das Cruzes e Sorocaba. Quem tem 60 anos ou mais e já tomou a terceira dose há quatro meses também pode receber a quarta dose no Rio Grande do Norte

Secretaria Municipal da Saúde SP
Secretaria Municipal da Saúde SP
Grupo poderá ser imunizados com qualquer um dos quatro imunizantes disponíveis, CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen

São Paulo – A cidade de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (18) o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos. Quem está nessa faixa etária e já completou o intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira dose pode, a partir de hoje, procurar pelos postos de vacinação da capital para receber o reforço.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 250 mil idosos com 80 anos ou mais estão aptos a receber a quarta dose. O grupo poderá ser vacinado com qualquer um dos quatro imunizantes disponíveis – CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen –, todos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inicialmente, a cidade começaria a campanha de reforço dos idosos na próxima segunda (21), seguindo o calendário estadual de imunização. Atualmente, a quarta dose só é aplicada nos grupos de pessoas com problemas no sistema imunológico, incluindo adolescentes com imunossupressão. 

Além de São Paulo, a prefeitura de Diadema, na região do ABCD, já havia anunciado para quarta (16) o início da aplicação da quarta dose da vacina em idosos com 80 anos ou mais. Segundo o município, a antecipação foi possível devido ao estoque disponível para vacinar os 4.644 idosos nessa faixa etária e que receberam a terceira dose até novembro de 2021. “A dose adicional é recomendada para garantir maior proteção aos grupos mais vulneráveis. Os idosos têm mais riscos de sintomas graves e necessidade de internação. A vacina é a única forma de proteger nossos idosos”, destacou em comunicado à imprensa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ferla Cirino.

Rio não antecipará

Em Sorocaba, a imunização do grupo com a quarta dose começa neste sábado (19), das 8h às 14h. Adultos maiores de 18 anos também poderão receber a terceira dose. A partir de hoje, pessoas com 80 anos ou mais de Mogi das Cruzes também poderão agendar a quarta dose contra a covid-19. Segundo a prefeitura, a imunização do grupo começa na segunda (21). Outras cidades também devem seguir o calendário estadual. O governo de São Paulo calcula que 900 mil idosos que residem em território paulista poderão ser imunizados com a quarta dose. As datas para a vacinação dos demais grupos ainda não foram divulgadas pelo estado.

Mais de 10 milhões de pessoas estão com a dose de reforço atrasada no estado de São Paulo. O descompasso abre para divergência com relação à aplicação ou não da quarta dose. Há pouco mais de um mês, o médico sanitarista Gonzalo Vecina explicou à RBA como uma decisão mais prudente no momento a garantia do esquema básico de vacinação. Para o especialista, a atenção especial deveria ficar sobre a dose de reforço com a terceira. Hoje pela manhã, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, declarou que o município somente irá aplicar a quarta dose da vacina contra covid um ano após a terceira. 

Campanha no Rio Grande do Norte

Em entrevista ao jornal O Globo, Soranz declarou que a cidade “não irá antecipar” o reforço. “Já está definido que vamos aplicar a quarta dose um ano após a terceira. Mas a quarta dose já está disponível para pessoas com algum tipo de imunossupressão, inclusive os idosos. A gente ainda não tem evidências científicas que embasem a antecipação neste momento. Quando tivermos, faremos.”

No Rio Grande do Norte, contudo, a Secretaria estadual de Saúde Pública confirmou que vai iniciar a campanha de aplicação da quarta dose neste sábado (19). Poderão ser imunizados os idosos com 60 anos ou mais 

Com informações dos portais g1 e UOL


Leia também


Últimas notícias