Coronavírus

Reino Unido anuncia aumento de casos da variante XE, recombinação da ômicron

Agência de Saúde do Reino Unido diz que aparentemente essa nova variante é 10% mais transmissível, mas que aguarda dados conclusivos

Licença Pixabay
Licença Pixabay
Uma variante recombinante ocorre quando um indivíduo é infectado com dois ou mais variantes ao mesmo tempo, explica agência do Reino Unido

São Paulo – A Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido (UKHSA) identificou nesta semana 367 casos de nova variante XE do coronavírus. Trata-se de combinação entre as linhagens BA.1 e BA.2 da ômicron. De acordo com a agência, a XE é aparentemente 9,8% mais transmissível do que a BA.2. O primeiro caso dessa nova variante foi registrado na região em 19 de janeiro. No entanto, até o momento, não há evidências suficientes para tirar conclusões sobre transmissibilidade, gravidade ou eficácia da vacina.

Além disso, as autoridades de saúde identificaram outras duas variantes recombinantes: a XF e a XD. Ambas combinam partes da delta e da BA.1, a cepa “original” da ômicron. Eles encontraram 38 casos da XF, mas variante não é vista desde meados de fevereiro. Os cientistas também identificaram globalmente outros 49 casos da XD, mas que também não está circulando no Reino Unido.

Em boletim, a UKHSA explica que “uma variante recombinante ocorre quando um indivíduo é infectado com dois ou mais variantes ao mesmo tempo”. Assim, seus materiais genéticos se misturam dentro do corpo do paciente. Na maioria das vezes, segundo a agência, essa recombinação “não confere nenhuma vantagem ao vírus. Ainda assim, os cientistas seguem monitorando “de perto” a evolução dessas novas variantes.

“As variantes recombinantes não são uma ocorrência incomum, principalmente quando existem várias variantes em circulação. Tal como acontece com outros tipos, a maioria morrerá relativamente rápido”, afirmou Susan Hopkins, médica-chefe da UKHSA. No entanto, segundo ela, a variante XE mostrou “uma taxa de crescimento variável”. “Ainda não podemos confirmar se ela tem uma verdadeira vantagem de crescimento”, ressaltou.

Predomínio da BA.2

Atualmente, a subvariante BA.2 da ômicron no Reino Unido, conforme a agência. Na Inglaterra, especificamente, ela responde por aproximadamente 93,7% dos casos nas últimas semanas. A UKHSA aponta que, desde fevereiro, a BA.2 apresenta taxa de crescimento 75% superior às demais variantes em circulação.

Por outro lado, apesar de mais transmissível, a agência afirma que ainda não há evidências de que a infecção pela BA.2 resulte em maior risco de hospitalização, em comparação com a cepa “original” da ômicron. Por fim, a agência aponta que a dose de reforço das vacinas contra a covid-19 permanecem 90% eficazes na proteção contra casos graves para pessoas maiores de 65 anos, mesmo após 14 semanas da sua aplicação.

Balanço da covid no Brasil

Hoje o Brasil registrou 285 mortes e 30.056 novos casos de covid-19, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No entanto, o Rio Grande do Norte não informou os dados. Às terças, autoridades de saúde costumam registrar índices mais elevados, por conta do acumulando dos fins de semana.

Ainda assim, a média semanal de óbitos caiu para 221/dia. Há uma semana esse índice permanece abaixo da casa das 300 mortes diárias. A média móvel de casos ficou em 28.540/dia. É a primeira vez desde 9 de janeiro que a média de casos cai abaixo dos 30 mil. Ao todo, já são 659.241 mortes pela covid-19 oficialmente registradas no país. E praticamente 29,9 milhões de casos da doença.

Números da covid-19 no Brasil. Fonte: Conass


Leia também


Últimas notícias