recuo

Covid-19 segue em tendência de queda no Brasil e no mundo

Média móvel de óbitos fica abaixo de 700 pelo segundo dia consecutivo. Registro de novos casos está em queda em todas as faixas etárias

Governo de Rondônia
Governo de Rondônia
O índice de testes positivos em relação à população está em queda em todas as faixas etárias

São Paulo – O surto de covid-19 no Brasil segue em tendência de queda. Nas últimas 24 horas, foram 216 mortes, totalizando 649.350 desde o início da pandemia, em março de 2020. O total de novos casos registrados foi de 19.864, somando agora 28.787.620 no mesmo período.

Com 678 óbitos a cada um dos últimos sete dias, esta segunda (28) é o segundo dia com média de mortes abaixo de 700, o que não ocorria desde o dia 5. A média de casos diários, calculada em sete dias, está em 77.488. São 19 dias de queda, o menor número desde 17 de janeiro. Também é a primeira vez que os números da variante ômicron, em relação aos contágios, estão inferiores aos registrados no ápice da segunda onda, em junho de 2021. No dia 23 daquele mês, o pico de casos chegou a 77.265 infecções.

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) divulgou hoje relatório sobre a queda sustentada de casos de covid-19 no Brasil. O índice de testes positivos em relação à população está em queda em todas as faixas etárias. Os níveis estão similares ao mês de janeiro, quando a ômicron iniciava seu avanço sobre o país. “Em queda constante, a positividade de testes para Sars-CoV-2 (covid-19) em nível nacional chegou a 27% no dia 19. Já as positividades de testes para Influenza A e VSR seguem abaixo de 2% desde o início de fevereiro”, explica o virologista Anderson Brito. No início deste mês, o índice de positividade do vírus ultrapassou os 60%.

Dados do recuo da covid-19 de dezembro a fevereiro. Fonte: ITpS

Covid no mundo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na sexta-feira (25) aponta para o recuo da covid-19 em todo o mundo. Contudo, a subvariante BA.2 da ômicron cresce. “Embora a circulação global de todas as variantes esteja caindo, como o número geral de novos casos, a proporção da BA.2 está aumentando nas últimas semanas, quando comparado à ômicron dominante atualmente”, informa a OMS, em comunicado.

“Ainda que seja mais transmissível e que alguns casos de reinfecção com o BA.2 seguido de infecção com o BA.1 tenham sido registrados, dados preliminares indicam que a infecção com o BA.1 proporciona uma proteção maior contra a reinfecção do BA.2”, pondera a entidade.


Leia também


Últimas notícias