O melhor plano de saúde

Conselho de Saúde lança documentário sobre papel do SUS na pandemia

Documentário aborda o controle social de um dos maiores programas públicos de saúde do mundo frente à maior crise sanitária da história

Conselho Nacional de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Cuidado: atendente conversa com usuária em uma unidade básica de saúde do SUS

São Paulo – A defesa do modelo de saúde pública universal do SUS é ainda mais necessária durante uma pandemia como a da covid-19, que já dura mais de dois anos, e que segue causando grande sofrimento à população no Brasil. Por essa razão, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai lançar, virtualmente, o documentário Se não fosse o SUS…, que aborda olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia.

A exibição será aberta, pelo Facebook e Youtube do Conselho Nacional de Saúde.

O filme registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em unidades básicas e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde. O negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas. 

O controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas, como reforça o documentário. O material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da rede de conselhos ante a maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.

Lançamento do documentário Se não fosse o SUS…
Nesta quinta-feira (27), a partir das 21h
Onde: Facebook e Youtube do CNS


Leia também


Últimas notícias