Campanha

Começa vacinação infantil no Distrito Federal. Onze capitais já atendem crianças

País recebeu hoje mais 1,2 milhão de doses da Pfizer, que entregou o segundo lote do imunizante

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Apenas na capital federal, são quase 268 mil menores que podem receber a vacina

São Paulo – Com o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos neste domingo (16) no Distrito Federal, 11 capitais já deram largada na imunização infantil contra a covid-19. No caso da capital do país, os locais de vacinação ficarão abertos até as 17h, e a lista pode ser consultada no site da secretaria de Saúde.

Na primeira fase, será dada prioridade a menores com comorbidades (como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca síndrome de Down e outras) ou com 11 anos completos. De acordo com o portal Metrópoles, a primeira criança a ser imunizada no Distrito Federal foi Carlos Adalberto Pereira da Silva, que tem paralisia cerebral. Ele foi levado pela mãe a uma unidade básica (UBS) de Taguatinga. A vacinação é feita em 11 pontos em várias regiões administrativas, também chamadas de “cidades satélites”.

A partir de amanhã, será realizada uma campanha itinerante pela capital federal. São aproximadamente 268 mil crianças de 5 a 11 anos. Os pais devem estar presentes, ou a criança deve portar uma autorização por escrito.

Também hoje, pela manhã, a Pfizer entregou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica comprada pelo Ministério da Saúde. É o segundo lote do imunizante. O primeiro, na mesma quantidade, chegou na última quinta-feira (13). Há ainda um terceiro, previsto para chegar no próximo dia 27.

A vacinação de crianças foi autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo resistiu, mas no início do ano o Ministério da Saúde informou que não será exigida receita. De acordo com o IBGE, o país tem em torno de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária.

Com informações da Agência Brasil e dos portais G1 e Metrópoles


Leia também


Últimas notícias