Pandemia

São Paulo estende uso de máscaras em locais abertos até 31 de janeiro

Medida em vigência venceria em 31 de dezembro, mas em função da variante ômicron governo estadual decidiu prorrogar a exigência de máscaras

Marcelo Camargo / ABr
Marcelo Camargo / ABr
Chegada da nova variante do coronavírus, a ômicron, e o aumento de casos de influenza fez a gestão estadual reavaliar planos

São Paulo – O uso de máscaras em locais abertos no estado de São Paulo foi prorrogado até 31 de janeiro de 2022, segundo decisão do governador João Doria (PSDB), anunciada nesta segunda-feira (20).

“A medida em vigência venceria em 31 de dezembro, mas a chegada da nova variante do coronavírus, a ômicron, e o aumento de casos de influenza fez a gestão estadual reavaliar os planos”, afirmou a coluna ‘Painel’, da Folha de S.Paulo.

“O governador João Doria assina hoje um decreto estendendo a obrigatoriedade de máscaras para todos os ambientes até o dia 31 de janeiro do próximo ano”, disse o secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.

No final de novembro, o governador iria liberar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir do dia 11 dezembro, mas recuou e desistiu após o surgimento da variante ômicron.

Vacina para crianças

Jean também disse que se a Pfizer não liberar doses da vacina para crianças do estado de São Paulo, vai judicializar a questão e acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), já que o estado possui autonomia para conter a epidemia. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.

“Na última sexta-feira conversamos com a presidente da Pfizer que disse que a prioridade seria o governo federal. Só que nós não aceitamos essa posição. Se até hoje, no período da tarde, a sua presidente no Brasil, Marta Diez, não se manifestar no sentido de autorizar a venda de 9 milhões de imunizantes para nossas crianças, nós estaremos judicializando no Supremo Tribunal Federal essa decisão para que dessa forma a proteção á vida seja mantida.”

O avanço da cepa tem preocupado vários países do mundo, como a Holanda, por exemplo, que decidiu fechar suas atividades essenciais a partir do último domingo (19).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a ômicron pode ser mais contagiosa e é necessário saber se pode ser contida pelas vacinas hoje aplicadas na população.

Leia também: Vacinação de crianças é fundamental para controle da pandemia, defendem cientistas


Com informações da Folha de S.Paulo e do G1


Leia também


Últimas notícias