Novo recorde

Ômicron faz Reino Unido registrar mais de 100 mil casos de covid-19 em um dia

Onda causada pela nova variante vem acarretando em sucessivos recordes na transmissão da covid-19. Autoridades temem aumento das internações nas próximas semanas

Unsplash
Unsplash
Governo britânico aposta na dose de reforço para conter onda causada pela ômicron

São Paulo – Atribuídos em grande parte pela disseminação da variante ômicron do novo coronavírus, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Reino Unido (formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) registrou mais de 100 mil casos de covid-19 num único dia, nesta quarta-feira (22). De acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social local , foram 106.122 novos casos reportados nas últimas 24 horas. Nesse mesmo período, 140 pessoas morreram por complicações da infecção pulmonar. As autoridades de saúde já asseguram que a cepa já é dominante na região, embora até agora tenha causado um número menor de mortes (18) até aqui.

Até o fechamento desta matéria, cerca de 8 mil pessoas estavam internadas com sintomas da covid-19 nos hospitais do Reino Unido. Destas, 813 deram entrada nas últimas 24 horas, aumento de 78% em relação à semana anterior. Do total de internados, 849 pacientes estão em Unidades de Tratamento Intensivos (UTI).

Por outro lado, apesar do crescimento recente dos hospitalizados, os números estão abaixo daqueles registrados no último inverno. Em meados de janeiro, quando o Reino Unidos enfrentava o pico da onda causada pela variante delta, as internações chegaram na casa dos 39 mil pacientes. No entanto, hospitalizações costumam aumentar algumas semanas após a elevação dos casos, o que pode se confirmar depois da virada do ano.

Reforço

Ainda assim, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou na terça (21) que não vai estabelecer novas medidas restritivas até o Natal. Por outro lado, a prefeitura de Londres, decidiu cancelar a festa de Ano Novo. O governo britânico aposta no reforço da vacinação para conter essa nova onda causada pela ômicron.

O Reino Unido ultrapassou hoje a marca de 30 milhões de pessoas vacinadas com a terceira dose. A meta é que todos os maiores de 18 anos recebam a dose de reforço até a virada do ano. Além disso, a agência reguladora britânica aprovou nesta quarta o uso da vacina da Pfizer para crianças de cinco a 11 anos.

:: Com avanço da ômicron, OMS pede a famílias que cancelem festas de Natal

Apesar do voto contrário de 99 representantes conservadores, o parlamento britânico aprovou na semana passada a obrigação do uso de máscaras na maioria dos ambientes fechados, além da exigência do certificado de vacinação para locais com aglomerações, como shows e clubes noturnos. Os parlamentares também decidiram tornar obrigatória a vacinação de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Além disso, o governo também sugeriu a retoma do trabalho remoto.

O Reino Unido identificou os dois primeiros casos da variante ômicron no final do mês passado. De lá para cá, o país já computou 74.089 casos da nova cepa. Desde o último dia 15, foram sucessivos os recordes de novos casos. Desde o início da pandemia, 147.573 habitantes daquele Estado foram mortos pela covid-19, e mais de 11 milhões se contaminaram.


Leia também


Últimas notícias