Pandemia

Fronteiras fechadas para a África. Escritores protestam: ‘Ciência refém da política’

Mia Couto e Agualusa apontam discriminação. Brasileiro que passou pelo continente africano testou positivo para a covid. Pelo menos 12 países já têm a variante ômicron, sete na Europa

Otávio Santos-Secom Belém/Rodrigo Chagas - Fotos Públicas
Otávio Santos-Secom Belém/Rodrigo Chagas - Fotos Públicas
Vacinação no bairro de Periperi, em Belém, e em Pelotas (RS): mais de 62% da população recebeu as duas doses ou a dose única

São Paulo – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (28) que um brasileiro com passagem pela África do Sul, que desembarcou ontem em Guarulhos (SP), testou positivo para a covid-19. Ainda não há confirmação se é um caso da variante ômicron. O passageiro, que é vacinado, já está em isolamento, segundo a Anvisa.

Pelo menos 12 países já têm casos da nova variante, sete deles europeus. Mas o fato de as fronteiras estarem sendo fechadas para a África provocou protesto de dois escritores conhecidos mundialmente. O moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa falam em discriminação.

“Mais uma vez, a ciência ficou refém da política. Uma vez mais, o medo toldou a razão. Uma vez mais, o egoísmo prevaleceu. A falta de solidariedade já estava presente (e aceite com naturalidade) na chocante desigualdade na distribuição das vacinas. Enquanto, a Europa discute a quarta e quinta dose, a grande maioria dos africanos não beneficiou de uma simples dose”, escreveram. O texto conjunto Duas Pandemias? circula nas redes sociais.

Europa “vira as costas”

“Cientistas sul-africanos foram capazes de detetar e sequenciar uma nova variante do SARS Cov 2. No mesmo instante, divulgaram de forma transparente a sua descoberta. Ao invés de um aplauso, o país foi castigado”, afirmam ainda Couto e Agualusa. “Junto com a África do Sul, os países vizinhos foram igualmente penalizados. Em vez de se oferecer para trabalhar juntos com os africanos, os governos europeus viraram costas e fecharam-se sobre os seus próprios assuntos.”

No caso do passageiro brasileiro, ele chegou na noite de ontem, assintomático, e teve resultado positivo após teste feito no aeroporto. Em seguida, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), nas instâncias nacional, estadual e municipal, foi notificado.

Brasil: mais casos

Com 4.043 casos de covid confirmados nas últimas 24 horas, o Brasil chegou a um total de 22.080.906, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Foram registrados mais 92 óbitos, somando agora 614.278 mortes, oficialmente, em consequência da pandemia.

No último domingo de novembro, a média móvel fechou a semana em 9.090 casos/dia. Estava em 11.305 no dia 1º deste mês. Já a média móvel de óbitos foi a 231/dia, ante 303 no início de novembro. O pico foi registado em abril, com mais de 3 mil mortes por dia.

Até ontem à noite, 132.586.608 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única da vacina – 62,15% da população. O total de brasileiros com a primeira dose chega a 158.711.823 (74,4%).


Leia também


Últimas notícias