Alerta

Mundo tem mais de 250 milhões de casos de covid-19. Alemanha bate recorde de infecções

Epicentro da pandemia, Europa sofre com quarta onda. Brasil registrou 126 mortos pela covid-19 em 24 horas

Carlos Bassan/Fotos Públicas
Carlos Bassan/Fotos Públicas
No continente europeu, maioria dos novos casos são registradores entre não vacinados

São Paulo – Os casos de covid-19 ultrapassaram a marca de 250 milhões em todo o mundo nesta segunda-feira (8), de acordo com a plataforma de monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Já o total de mortos pela doença chega a 5.053.570 no planeta. Desde a semana passada, a Europa voltou ao epicentro da crise e a Alemanha, por exemplo, registrou novo recorde de infecções desde o início da pandemia.

O governo alemão fala em uma “pandemia dos não vacinados”. Foi a 201 casos de covid-19 para cada 100 mil habitantes na média móvel de infectados nos últimos sete dias. O recorde anterior, de 197,6 para cada 100 mil, havia sido registrado em 22 de dezembro, segundo o Instituto Robert Koch. A média móvel de mortos foi de 118, mas vem subindo gradativamente desde agosto, quando o país registrou o menor nível, com apenas 12 óbitos.

De acordo com o portal Our World in Data, 69% dos alemães estão vacinados com as duas doses e 67%, com uma. Para os que ainda nem sequer iniciaram o ciclo de imunização, “há um elevado risco de contágio nos próximos meses”, disse Lothar Wieler, diretor do instituto.

No estado da Saxônia, leste da Alemanha, a média móvel de infectados chegou a 491,3 a cada 100 mil, mais que o dobro das estatísticas nacionais. Diante disso, o governo regional determinou novas restrições para os não vacinados. As autoridades determinaram que o acesso a restaurantes e a outros locais fechados serão restritos àqueles que apresentarem comprovante de vacinação.

Leste Europeu

De acordo com levantamento da agência de notícias Reuters, mais da metade de todas as infecções novas relatadas em todo o mundo foram de países europeus. A estimativa é que a região esteja registrando 1 milhão de infecções novas a cada quatro dias.

Na vizinha Áustria, o governo também iniciou um “lockdown para não vacinados”. Quem não tomou ao menos a primeira dose também não poderá frequentar bares, hotéis, eventos culturais e esportivos nem ir às estações de esqui. Além disso, passou a ser obrigatório o uso de máscaras de alta proteção por todos os cidadãos para entrada em museus, comércios e bibliotecas.

Assim como na Alemanha, a situação também é apontada como “gravíssima” em países do leste do continente, onde os índices de vacinação são significativamente mais baixos. Nesse sentido, Rússia, Ucrânia e Grécia também atingiram ou estão próximas de níveis recordes de casos relatados desde o início da pandemia, há quase dois anos.

Covid no Brasil

O Brasil registrou hoje mais 126 óbitos pela covid-19 oficialmente confirmados, totalizando 609.573 desde o início do surto, em março de 2020. Também hoje, 5.638 novos casos novos confirmados no mesmo período de 24 horas, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os casos acumulados no país somam 21.886.077.

Em São Paulo, o governo do estado informou que, pela primeira vez desde o início da pandemia, nenhum óbito pela covid-19 foi registrado nas últimas 24 horas. Foram registrados 359 novos casos, totalizando 4.413.24. Contudo, cabe ressalvar que às segundas-feiras tanto os números de casos como de óbitos apresentam defasagem, em todo o país. Em função disso, os picos ocorrem normalmente às terças, quando são computados os dados em atraso do dia anterior.

casos de covid-19
Números da covid desta segunda-feira no Brasil. Fonte: Conass