Em atraso

São Paulo tem 200 mil pessoas na fila pela segunda dose da AstraZeneca

Prefeitura da capital estima que, se atraso persistir, fila pode aumentar para 340 mil na semana que vem

TÂNIA RÊGO/EBC
TÂNIA RÊGO/EBC
Desde o início da semana, a prefeitura da capital alerta para a falta de imunizante, sob o argumento do governo federal alterar o cronograma de envio

São Paulo – A cidade de São Paulo tem 200 mil pessoas na fila aguardando a segunda dose da vacina AstraZeneca, que está atrasada pela falta do imunizante nos postos de saúde. De acordo com a prefeitura, nesta sexta-feira (10), praticamente todos os postos da capital estão sem mais doses disponíveis.

Desde o início da semana, a prefeitura alerta para o fim dos estoques do imunizante, responsabilizando o governo federal por alterar o cronograma de envio, usado para a elaboração do calendário de vacinação na cidade. A gestão municipal estima que, se o problema persistir até semana que vem, o atraso pode afetar 340 mil paulistanos. A cidade precisa de 1,721 milhão de doses da AstraZeneca para completar a vacinação da população.

Em coletiva concedida hoje, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), disse que estuda utilizar a Pfizer como segunda dose. Entretanto, a secretaria estadual de Saúde vem afirmando, desde a semana passada, que também as doses da Pfizer estão acabando.

Na semana passada, o secretário Edson Aparecido prometeu priorizar a aplicação da Pfizer para doses de reforço na população idosa, quando recebesse um novo lote da vacina, previsto para chegar no dia 15 de setembro.

Vacina atrasada

Na sexta-feira (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) havia anunciado que um período de de duas semanas sem entregar novos lotes de AstraZeneca para o Ministério da Saúde. Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina e é importado da China.

As próximas entregas da Fiocruz estão programadas para entre os dias 13 e 17 de setembro. A fundação informou que vai entregar ao governo federal 15 milhões de doses neste mês.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirmou ao G1, no início da tarde de ontem (9), que o Ministério da Saúde deixou de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca que seriam destinadas para a segunda aplicação. Em nota, a pasta afirma que o prazo para a aplicação destas doses começou a vencer em 4 de setembro.

“A Secretaria de Estado da Saúde cobrou na última semana o órgão federal o envio destas doses para completar o esquema vacinal, conforme a bula do fabricante e diretriz do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Novo ofício foi enviado à pasta federal nesta quinta-feira (9)”, diz a reportagem.

Entretanto, o Ministério da Saúde contradiz o órgão estadual e afirma que “não deve segundas doses de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo”. Segundo o governo federal, foram entregues ao estado 12,4 milhões de doses 1 e 9,2 milhões de doses 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses 2 que completam o esquema vacinal “não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e a segunda dose só se dará no final do mês”.


Leia também


Últimas notícias