DADOS PRELIMINARES

Pfizer anuncia eficácia e segurança da vacina em crianças de 5 a 11 anos

Até agora, a vacina do laboratório pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos

Hélia Scheppa/SEI/Fotos Públicas
Hélia Scheppa/SEI/Fotos Públicas
Inicialmente, são dois imunizantes bivalentes que circularão no Brasil. Ambos da Pfizer

São Paulo – A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta segunda-feira (20) que sua vacina contra covid-19 tem segurança e forte resposta imunológica em crianças de 5 a 11 anos. Os dados da farmacêutica ainda são preliminares e precisam passar por avaliação de outros cientistas para serem publicados em revista científica.

De acordo com a Pfizer, nos próximos dias será feito um pedido autorização para uso da vacina em crianças dessa faixa etária nos Estados Unidos, na Europa e em outros lugares assim que possível. Até agora, a vacina do laboratório pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos.

Os dados preliminares apontam que a reação imune criada nas crianças em seu teste clínico de fase dois se equipara ao que foi observado em jovens de 16 a 25 anos. Além disso, o perfil de segurança também foi de modo geral comparável ao grupo de idade maior.

“Desde julho, os casos pediátricos de covid-19 aumentaram cerca de 240% nos Estados Unidos, salientando a necessidade de vacinação para a saúde pública”, disse o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, em um comunicado à imprensa.

Vacina da Pfizer

A Pfizer e a BioNTech disseram, ainda, que “planejam compartilhar esses dados” com a Food and Drug Administration (FDA), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras agências regulatórias “o mais rápido possível”, mas não anunciaram uma data.

No Brasil, desde uma autorização concedida, em junho, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da Pfizer pode ser usada em adolescentes a partir dos 12 anos . Ela é a única que pode ser aplicada em menores de idade no país até agora.

Entretanto, semana passada, o Ministério da Saúde, após ordens de Jair Bolsonaro, tentou suspender a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19. Ao menos 22 estados e o Distrito Federal já começaram a vacinar essa faixa etária.