Pária

Espanha reabre para turismo mundial, mas Brasil fica de fora

Visitantes da África do Sul e Índia também permanecem sem autorização para entrar no país, mesmo vacinados, por conta da alta incidência de variantes do coronavírus

Stanislav / Pixabay
Stanislav / Pixabay
Madrid, assim como toda a Espanha, segue fechada para os brasileiros

São Paulo – O turismo na Espanha reabriu nesta segunda-feira (7) para todo o mundo, desde que o visitante esteja vacinado. Todo mundo menos Brasil, África do Sul e Índia. Os três são os únicos países vetados pelas autoridades espanholas devido à alta incidência de variantes do coronavírus consideradas preocupantes em seus territórios. As regras específicas para os países da União Europeia também foram relaxadas e agora basta apresentar testes negativos de antígeno, em vez dos PCRs de antes.

A restrição atualmente em vigor para a entrada aérea de brasileiros na Espanha começou a valer no dia 2 de fevereiro de 2021 e iria expirar nesta terça-feira (8). Porém, na sexta (4) foi prorrogada para até 22 de junho. Não são permitidos voos de quaisquer aeroportos brasileiros para a Espanha, com ou sem escalas, a não ser que transportando exclusivamente cidadãos ou moradores espanhois ou andorranos.

“Esta medida foi adotada por causa da aparição de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 vinculadas a esses países (Brasil e África do Sul). No caso da variante brasileira, mantém-se a preocupação com os possíveis efeitos sobre a transmissibilidade da doença e capacidade de neutralização dos anticorpos”, diz o documento do governo espanhol que confirmou a renovação das restrições aéreas. O documento alega, ainda, preocupação “muito elevada” com a situação epidemiológica do Brasil.


Leia também


Restante do mundo

Já para o resto do mundo, a entrada na Espanha passou a ser novamente permitida, mas mediante comprovação de vacinação totalmente concluída. Ou seja, não adianta apenas uma dose, e a segunda deve ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da chegada em território espanhol. Os imunizantes têm de ser da Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca-Oxford, Janssen, Sinopharm ou Sinovac-Coronavac. O uso de máscara continua obrigatório, mesmo em ambientes abertos, exceto nas praias, mas desde que seja respeitada distância mínima de 1,5 metro.

Para entrar no país, por via área, terrestre ou marítima, de acordo com o Deutsche Welle, os visitantes terão de preencher um formulário comprovando a vacinação ou os testes. Navios de cruzeiro ficam limitados a 75% da capacidade máxima. A Espanha também vai testar um certificado digital, já aprovado pelos 27 países da União Europeia, para garantir que o turista está dentro das condições permitidas de visita.

Setor chave

A reabertura das fronteiras é um movimento de recuperação econômica, já que o setor de turismo é chave para a Espanha. No ano passado, a redução de entrada de estrangeiros no país chegou a 77% se comparada a 2019. A queda no Produto Interno Bruto (PIB) espanhol beirou os 11%. O quadro estava parecido este ano, com pouco menos de 2 milhões de turistas estrangeiros acessando o país até abril.

Logo neste primeiro dia de liberação, segundo o El País, registrou-se aumento de 36% no tráfego aéreo de países de fora da União Europeia no Aeroporto Barajas, em Madri, o mais movimentado do país. “Há dois anos esperava por este momento, se pudesse ter viajado mais cedo”, disse para a publicação uma visitante vinda do Uruguai. “Viajei hoje porque foi o primeiro dia que pude”, acrescentou.


Leia também


Últimas notícias