IMUNIZAÇÃO

Câmara vota inclusão de categorias na prioridade de vacinação: bancários e trabalhadores domésticos na pauta

Deputados aprovaram texto-base nesta quinta. Motoristas de aplicativos e bancários também deverão ser contemplados na vacinação

EBC
EBC
A inclusão de trabalhadoras domésticas é uma emenda apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ)

São Paulo – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) a inclusão de novas categorias de trabalhadores na prioridade de vacinação contra covid-19. Na votação de hoje, foram incluídos entre os grupos prioritários os bancários, as empregadas domésticas e os motoristas de aplicativos.

A proposta de inclusão de novas categorias na vacinação faz parte do Projeto de Lei 1.011/20, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO), e teve sua votação concluída na manhã de hoje. O texto principal do PL, que estabelece a prioridade da vacinação, foi aprovado em março, mas possuía análises pendentes.

A primeira proposta do PL incluía apenas caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias à fila prioritária da vacina. A inclusão de trabalhadoras domésticas é uma emenda apresentada pela nas redes sociais.

Carol Vergolino, codeputada na chapa coletiva Juntas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, celebrou o avanço na pauta e reiterou a importância da inclusão. “A primeira brasileira a morrer foi uma trabalhadora doméstica. No plano nacional de imunização elas não são sequer citadas. São mulheres, pretas, muitas perderam emprego na pandemia. Elas estão nos ônibus lotados, de casa em casa, limpando e cuidando, e precisam ser vacinadas.”


Leia também


Últimas notícias