Ciência em massa

São Paulo: vacinação em Serrana reduz mortes por covid-19 em 95% e descarta dose extra em idosos

Estudo com toda a população adulta do município de Serrana, no interior paulista, mostra que a pandemia pode ser controlada com ampla vacinação

Ricardo Amanajás/Ag.Pará
Ricardo Amanajás/Ag.Pará
Resultado da vacinação em Serrana mostra que ampla vacinação é o único caminho e que a CoronaVac é segura e pode acabar com a pandemia

São Paulo – O resultado do estudo com ampla vacinação na cidade de Serrana mostrou que é possível controlar a pandemia do novo coronavírus, com redução de 95% das mortes, 86% nas internações e 80% nos casos sintomáticos de covid-19. O projeto S, realizado pelo Instituto Butantan com a vacina CoronaVac, demonstrou também que a vacinação de 75% da população já promove um impacto significativo na transmissão da doença, protegendo inclusive aqueles que não puderam ser vacinados. E mostrou ainda que não há necessidade de realizar a aplicação de novas doses da vacina em idosos, como vinha sendo especulado nas últimas semanas.

O projeto de ampla vacinação foi realizado entre 7 de fevereiro e 15 de maio, na cidade de Serrana, que tem 45.684 moradores, dos quais 62% são adultos. Destes 95,7% receberam as duas doses da vacina. A cidade foi dividida em quatro cores e 25 setores, cada cor recebendo a vacina em uma semana diferente.

“Percebemos que os fenômenos observados não acontecem aleatoriamente, mas se repetem nos quatro grupos em momentos diferentes. O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando atingida a cobertura de 70% a 75%, a queda na incidência foi percebida até no grupo que ainda não tinha completado o esquema vacinal”, explicou o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios.


Vacinação por idade favoreceu brancos de bairros ricos, onde mortalidade por covid-19 é menor

Entre a primeira e a segundo dose, houve 15 internações e cinco mortes entre pessoas com mais de 60 anos. E 28 internações e 2 mortes entre pessoas com menos de 60 anos. Até 14 dias após a segunda dose, foram registradas duas internações e uma morte entre pessoas com mais de 60 anos. E três internações, sem nenhuma morte, entre pessoas com menos de 60 anos. Após 14 dias da segunda dose, foram registradas apenas duas internações entre pessoas com menos de 60 anos e nenhuma morte.

O grupo que recebeu a segunda dose por último, já vinha apresentando redução de casos, internações e mortes, mesmo antes de receber a última dose da vacina. A redução de casos, hospitalizações e óbitos foi igualmente significativa entre os moradores de Serrana que não puderam participar da vacinação, seja por serem menores de 18 anos ou por terem alguma contraindicação.

“O efeito indireto da vacinação é que houve significativa redução de casos também entre os não vacinados. Em vez de falar em dose de reforço, o que precisamos é ampliar a vacinação em todo o país”, afirmou Palácios. A população de Serrana será acompanhada ainda por um ano, para avaliar a continuidade da proteção da vacinação.

Todo cuidado

A ampla vacinação em Serrana também confirmou que a CoronaVac é uma vacina segura. Foram registradas poucas reações adversas e nenhum evento adverso grave relacionado à vacina. Os dados mostram que 4,4% dos vacinados apresentaram alguma reação adversa, como dor no local da aplicação, febre ou dor de cabeça. Mas somente 0,02% tiveram esses sintomas com intensidade chamada grau 3, quando as atividades do dia a dia ficam comprometidas. Após a segunda dose, somente 0,2% das pessoas apresentaram reações adversas, sendo que nenhum deles foi de grau 3.

Apesar do sucesso no resultado do projeto de ampla vacinação, a população de Serrana não vai poder parar de usar máscara, nem deixar outras medidas de proteção contra a covid-19. Além disso, grandes eventos e o funcionamento do comércio ou dos serviços continuará seguindo as regras do Plano São Paulo, com abertura regulada.


Leia também


Últimas notícias