São Paulo

Conselho de Enfermagem apura 51 denúncias de fraude em vacinação contra a covid-19

Casos teriam ocorrido em São Paulo, Cotia, Franco da Rocha, Jacareí, Taboão da Serra e Santos. Investigação corre sob sigilo

Gov. Amapá
Gov. Amapá
“Já tínhamos suspeita da influência da idade na queda da efetividade, porque o mesmo ocorre com outras vacinas", afirma pesquisador da Fiocruz

São Paulo – O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) está apurando 51 denúncias de fraude na vacinação contra a covid-19, em várias cidades. Entre os municípios estão São Paulo, com 21 denúncias, Jacareí, com três, Cotia, Franco da Rocha, Santos e Taboão da Serra, com duas cada. O Coren não deu detalhes das denúncias, informando que as sindicâncias correm em sigilo profissional. Mas todas se referem a problemas ao aplicar os imunizantes nos pacientes.

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em São Paulo, vários casos de fraude na aplicação dos imunizantes vêm sendo noticiados e divulgados nas redes sociais. Em 26 de março, a aposentada Liliam Halabi foi levada pela neta para ser vacinada no Parque Municipal, na cidade de Vinhedo. Já no caminho de casa, perceberam, ao rever a filmagem do momento, que a vacina não tinha sido aplicada. A família registrou Boletim de Ocorrência, e a profissional que praticou o ato foi afastada pela prefeitura.

No início de abril, a também aposentada Maria Lúcia Fasolin, moradora da região do Ipiranga, zona sul paulistana, passou pela mesma situação. Ao ver o vídeo do momento da vacinação, a família percebeu a fraude. A profissional de enfermagem chega a colocar a agulha no braço da idosa, mas a retira antes de injetar a vacina. A família, por sua vez, denunciou o caso à Secretaria Municipal da Saúde.


Doria reabre até cinemas, mesmo com pandemia descontrolada e mais de 80% de UTIs ocupadas


Ainda na capital, a aposentada Solange Duarte foi vítima do mesmo procedimento de fraude, no Clube Paulistano, que cedeu o espaço para a campanha de vacinação. Vídeo gravado pelos familiares de Solange, no momento da aplicação, mostra que o enfermeiro apenas perfura o braço da idosa, mas não pressiona o êmbolo da seringa.

Segundo o Coren-SP, após a apuração, se forem constatadas infrações por parte de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, será instaurado um processo ético-profissional. Assim, o profissional envolvido será notificado para apresentar defesa. Em caso de confirmação da infração denunciada, os profissionais podem ser advertidos, multados, censurados, suspensos ou ter o direito de exercício profissional cassado.

Atualmente, duas propostas para criminalizar fraudes na aplicação das vacinas contra a covid-19 estão em tramitação no Senado. O objetivo é evitar a falsa imunização, que vem sendo noticiada com frequência desde o início da campanha de vacinação, e punir profissionais de saúde que venham a simular a aplicação. Os Projetos de Lei (PLs) são o 496/2021, de Styvenson Valentim (Pode-RN), e o 505/2021, de Lucas Barreto (PSD-AP).


Leia também


Últimas notícias