Dia Mundial

Combate à tuberculose recua com pandemia de covid-19

Doença mata cerca de 4 mil pessoas todos os anos no Brasil, embora seja curável. Crise sanitária resultou em redução de exames diagnósticos e interrupção de tratamentos

Unicef/Vinay Panjwani
Unicef/Vinay Panjwani
“Os efeitos da covid-19 vão muito além da morte e da doença causadas pelo vírus", alerta OMS

São Paulo – Após apresentar avanço na última década, a situação da tuberculose no Brasil tem preocupado especialistas desde o ano passado. Tanto o tratamento quanto o diagnóstico de novos casos foram prejudicados pela pandemia de covid-19.

“Já sabemos que durante o ano passado houve uma redução considerável, de mais de 20%, no número de casos notificados, bem como de mais de 40%, ao menos, de exames de diagnósticos para a tuberculose realizados em todo o país. Tratando-se de doença altamente transmissível, que exige tratamento longo por no mínimo seis meses, é de se estimar uma deterioração considerável no cenário epidemiológico brasileiro nos próximos anos”, alerta a médica pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcomo, em artigo.

O epidemiologista e também pesquisador da Fiocruz Paulo Victor Viana afirmou à Agência Brasil que em outros países também existem sinais evidentes de expressiva diminuição de pacientes que iniciaram tratamento para tuberculose e não continuaram em função da pandemia de covid-19. “Isso é muito preocupante, porque são pessoas que estão com a tuberculose ativa e podem transmitir na comunidade. Se não receberem o tratamento adequado no tempo oportuno, podem até vir a falecer, por complicações da doença”, pontuou.

A doença está entre as 10 principais causas de morte no mundo, com 10 milhões de casos anuais e mais de 1 milhão de óbitos. Apesar de ser curável em praticamente 100% dos casos novos, com o tratamento e a medicação adequados, ela ainda mata cerca de 4 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para auxiliar na mobilização de ações de combate à doença, 24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que é necessário construir sistemas de saúde para que todos possam acessar os serviços. A entidade destaca que alguns países já tomaram medidas para mitigar o impacto da covid-19 com a expansão do uso de tecnologias digitais para proporcionar aconselhamento e suporte remotos e fornecer prevenção e tratamento domiciliar da tuberculose.

“Os efeitos da covid-19 vão muito além da morte e da doença causadas pelo vírus. A interrupção dos serviços essenciais para pessoas com tuberculose é apenas um exemplo trágico de como a pandemia está afetando desproporcionalmente algumas das pessoas mais pobres do mundo, que já corriam maior risco de TB”, afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Dados preliminares compilados pela OMS mostram que 1,4 milhão de pessoas receberam tratamento para tuberculose em 2020, uma redução de 21% em relação a 2019. Os países com maiores lacunas nesse sentido foram a Indonésia (42%), África do Sul (41%), Filipinas (37%) e Índia (25%).


Leia também


Últimas notícias