último recurso

São Paulo inicia fase roxa da quarentena após semana com 2.548 mortes por covid-19

A partir de hoje, serviços administrativos de empresas devem ser feitos em “home office”. E toque de recolher passa a valer das 20h até as 5h

reprodução
reprodução
Na fase emergencial (roxa) da quarentena, há um aumento nas restrições de funcionamento de empresas e na mobilidade da população

São Paulo – O estado de São Paulo entra nesta segunda-feira (15) na fase emergencial (antes chamada de fase roxa) da quarentena, após registrar a pior semana de toda a pandemia, com 2.548 mortes e 87.470 casos confirmados de covid-19, em sete dias. Assim, todos os serviços administrativos de empresas devem ser feitos em home office e haverá toque de recolher das 20h às 5h. A medida vai valer até o próximo dia 30, devido ao iminente colapso no sistema de saúde no estado. Atividades esportivas, incluindo campeonatos profissionais, e atividades religiosas coletivas serão proibidas. As escolas terão o recesso antecipado e as aulas só devem ser retomadas a partir de 5 de abril.

ÚLTIMA HORA: Em São Paulo, fase emergencial tem ônibus, Metrô e trens lotados e pouco isolamento social

A taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nesta segunda-feira está em 88,4% no estado, com 10.244 pacientes internados UTI e 13.382 em enfermarias. Na Grande São Paulo a ocupação de UTI está em 90 90%. A cidade de São Paulo tem 88,5% de ocupação. Apenas ontem (14), 2.799 pessoas foram internadas com covid-19 no estado, sendo 180 nas UTIs. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou hoje a abertura de um hospital de campanha no bairro Santa Cecília, região central da capital paulista, com 180 leitos, sendo 50 de UTI.

Enfim, a ciência

Segundo os dados apresentados hoje, apenas na última semana houve aumento de 23,8% nos casos de covid-19. São quatro semanas de aumento constante do número de casos. As mortes cresceram 35%, com média de 380 óbitos todos os dias. As internações cresceram 19,4% nos últimos sete dias, totalizando cinco semanas de aumento constante do número de pacientes internados diariamente. Esses índices levaram o governo paulista a estabelecer a fase emergencial (roxa) da quarentena.

“O que buscamos não é cercear a liberdade das pessoas, mas proteger a vida. E a ciência já mostrou que isso se faz com distanciamento, vacinas e uso de máscaras. A situação continua piorando e precisamos aumentar o distanciamento social. Se conseguirmos estabilizar a atual situação, teremos a salvação de cerca de 40 vidas por dia. E com a melhora gradual e a ampliação da vacinação teremos, certamente, uma redução muito maior no número de mortes”, explicou o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes.

O que muda na fase roxa

A partir de hoje, o chamado “toque de restrição”, entre 23h e 5h, será substituído pelo toque de recolher, entre 20h e 5h. Será totalmente proibido o acesso a praias e parques, bem como qualquer tipo de aglomeração. Gorinchteyn pediu “a cooperação de todos os empregadores dos serviços essenciais para que haja horários alternativos de entrada”, propondo que o da indústria seja das 5h às 7h, os serviços, das 7h às 9h, e o comércio, das 9h às 11h.

Na fase emergencial (roxa) da quarentena, 14 setores vão ter mais restrições do que as existentes na vermelha. Todos os serviços de retirada de qualquer produto, em todos os setores, também serão proibidas. Só poderão funcionar os sistemas delivery e drive thru. Deverá ser adotado o teletrabalho (home office) em todas as atividades administrativas para setores não essenciais e órgãos públicos.

Já os supermercados, farmácias, padarias, centros de saúde, abastecimento, segurança, limpeza pública, postos de gasolina e comunicações não terão restrições adicionais, podendo funcionar até 24 horas por dia. O governo paulista disse que vai manter a oferta de transporte de Metrô, trens e ônibus intermunicipais. E pediu que as prefeituras mantenham os sistemas de ônibus locais.

Igrejas e escolas

Serão totalmente suspensas as celebrações religiosas coletivas, mas permitidas as atividades individuais. Atividades esportivas coletivas, como o campeonato paulista, também serão suspensas. No entanto Federação Paulista de Futebol e o governo Doria ainda não chegaram a acordo sobre os jogos do próximo sábado.

Nas escolas, a fase emergencial (roxa) da quarentena trará o recesso antecipado, para o período de hoje até o dia 28. A medida, no entanto, não será obrigatória para escolas particulares, embora o governo estadual tenha recomendado a medida. Estudantes que necessitarem, podem agendar com a escola para receber alimentação escolar na unidade, além de outras orientações sobre atividades online. As atividades remotas vão continuar sendo aplicadas.


Leia também


Últimas notícias