Contra a pandemia

Baixada Santista adota ‘lockdown’ a partir de terça-feira (23)

Ônibus vão funcionar com horário reduzido e não vão circular nos finais de semana. Supermercados poderão funcionar com capacidade de até 70% dos produtos essenciais até as 20h

Arquivo Sindicato dos Bancários de Santos
Arquivo Sindicato dos Bancários de Santos
Orla de Santos: estudo revela que já existe um infectado para cada grupo de 15 habitantes

São Paulo – As nove cidades da região da Baixada Santista vão adotar o lockdown a partir da próxima terça-feira (23) para tentar conter o agravamento da pandemia de covid-19.

A decisão foi tomada na sexta-feira pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) em razão do agravamento da pandemia de covid-19. “São medidas duras mas que, infelizmente, temos que tomar agora para preservar vidas. Os especialistas em saúde nos passaram um quadro assustador no encontro realizado quinta-feira”, destacou o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista e prefeito de Santos, Rogério Santos.

Em Santos, a taxa geral de ocupação dos 716 leitos de covid-19 chegou a 74% neste sábado (20). Em relação aos 342 leitos de UTI, a ocupação é de 79%. No total, a região contabiliza 109.020 confirmações e 3.527 mortes decorrentes da covid-19. 

Com o lockdown, a movimentação nos municípios da região será permitida apenas para compra de remédios, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque e desembarque em terminal rodoviário, atendimento de urgências e necessidades inadiáveis, bem como a prestação de serviços permitida em decretos municipais.

A circulação de pessoas e carros será permitida com a apresentação de documentos como nota fiscal de compra ou prescrição médica de remédio, atestado de comparecimento a uma unidade de Saúde, carteira de trabalho (ou holerite) ou documento que comprove a prestação de serviço autorizado no decreto, tíquete ou imagem da passagem de ônibus ou ainda comprovação de urgência ou necessidade inadiável por qualquer meio.

Transporte público e supermercados no lockdown

O transporte público municipal funcionará com horário reduzido pela manhã e ao final do dia e os ônibus não circularão aos sábados, domingos e feriados. Cada cidade irá definir os horários de circulação.

Durante o período de lockdown estão proibidas as feiras livres. Estabelecimentos de hospedagem da Baixada Santista só atenderão clientes corporativos, com todas as áreas de lazer e recreação fechadas. Também ficam suspensos os serviços de drive thru.

Os supermercados poderão funcionar com capacidade de até 70% dos produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal) até as 20h. Aos sábados e domingos, poderão funcionar apenas por meio do serviço de delivery. A mesma regra vale para padarias, açougues e mercearias. Apenas o autoatendimento funcionará nos bancos, sem serviços internos, e as filas nos caixas devem ser espaçadas com distância de 3 metros.

As praias continuam fechadas. Uma força-tarefa conjunta da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe vai fiscalizar a circulação de pessoas e veículos. Quem descumprir as regras do lockdown na Baixada Santista estará sujeito a multas que variam de R$ 300 a R$ 10 mil.

Com informações da Agência Brasil


Leia também


Últimas notícias